A proteção da via aérea é fundamental para a prevenção de doenças transmissíveis pelo ar. Assim, é possível prevenir surtos na instituição de saúde e evitar o agravamento da saúde dos pacientes. Para a proteção dos trabalhadores de saúde, os EPIs de proteção respiratória, como as máscaras, são fundamentais e devem ser escolhidos de acordo com o risco específico de cada local.
Por exemplo, quando se trata de infecções transmissíveis por partículas maiores (gotículas), as máscaras cirúrgicas de dupla ou tripla camada são suficientes. Se a doença pode se propagar por meio de aerossóis (partículas de secreção respiratória muito pequenas), é necessário utilizar um EPI que garanta uma maior vedação e tenha um filtro mais seletivo, como é o caso das máscaras N95.
Além disso, a escolha de um bom fornecedor é imprescindível, visto que isso garante o emprego de materiais de excelente qualidade. Quer saber mais sobre como escolher EPIs respiratórios? Confira nosso post!
Como escolher um bom EPI de proteção respiratória hospitalar?
Na introdução, falamos sobre dois critérios importantes: o nível de proteção necessário e a qualidade do fornecedor. Contudo, há também outros pontos importantes. Por exemplo, para garantir a adesão dos colaboradores ao uso do EPI, é preciso eliminar o máximo de objeções ao uso, como dificuldade para respirar ou incômodo na pele.
Da mesma forma, um hospital é um ambiente extremamente complexo — com atividades muito diversas desde a limpeza até a assistência à saúde. Então, é preciso mapear cada especificidade e elaborar um plano de proteção respiratória de acordo com os riscos. Entenda melhor!
Considere o conforto
A adesão ao uso do EPI é um dos critérios mais importantes a serem levados em consideração. Afinal, não basta o fornecimento dos EPIs, é preciso que os funcionários os utilizem com zelo.
Mesmo em hospitais, é comum a reclamação de que uma determinada máscara é muito desconfortável. Isso aumenta a tendência de as pessoas retirarem o EPI por alguns segundos ou minutos. No entanto, mesmo um pequeno descuido pode levar à transmissão das doenças respiratórias.
Então, considere os seguintes pontos de atenção em relação ao conforto das máscaras na hora de escolhê-las:
- Como é o elástico? Ele permite ajustes? Ele aperta excessivamente a região das orelhas? Ele é frouxo demais?
- Como é a haste para ajuste ao nariz? Ela pode machucar a pele? Causar atrito demais?
- As bordas da máscara são suaves ou apresentam cortes mais grosseiros que podem arranhar o rosto?
- Como a máscara se ajusta ao rosto?
Pense nas necessidades do ambiente
Cada ambiente hospitalar apresenta necessidades específicas de acordo com fatores, como:
- riscos a que os trabalhadores estão expostos;
- temperatura e umidade;
- tipo de atividade realizada;
- necessidade de contato com o paciente;
- proximidade entre as pessoas.
Em ambientes com concentração de vapores, como casas de máquina, as máscaras podem ter sua durabilidade reduzida. Afinal, os EPIs de proteção respiratória descartáveis devem ser trocados sempre que a máscara estiver úmida. Há, porém, alguns tecidos elaborados para reduzir essa necessidade.
Adeque o EPI para cada atividade hospitalar
Veja algumas atividades presentes em todos os hospitais e como escolher EPIs de proteção respiratória para cada uma delas:
- atividades de serviços gerais — para o trabalho em áreas assistenciais do hospital, a proteção dos colaboradores de limpeza e copa deve ser a mesma oferecida a profissionais de saúde. Mesmo em locais administrativos, o uso de máscaras cirúrgicas é recomendável devido às frequentes epidemias de infecções respiratórias. Em áreas externas, o uso de máscara contra resíduos também é fundamental;
- atividades de assistência à saúde — atualmente qualquer pessoa que tenha contato com pacientes deve utilizar máscaras cirúrgicas, pelo menos. Profissionais envolvidos no cuidado de infecções transmissíveis por aerossol devem usar máscaras N95 ou outras que são consideradas similares pela ANVISA;
- atividades administrativas — mesmo que haja dispensa da obrigatoriedade em muitas cidades, o uso de máscaras cirúrgicas é muito importante para o corpo administrativo. Além de prevenir o adoecimento do colaborador, isso evita que eles tragam patógenos para um ambiente em que pessoas estão com a saúde vulnerabilizada.
Pense na qualidade
A qualidade é fundamental, pois máscaras de qualidade geralmente associam diversas estratégias de proteção contra microrganismos, como:
- barreira eletrostática, que repete grande parte dos patógenos;
- aplicação de produtos germicidas;
- trama de tecido com excelente filtragem;
- múltiplas camadas de tecido;
- vedação adequada para os mais diversos perfis anatômicos da face.
Uma máscara de má qualidade pode conter poucas estratégias de proteção, além de ser feita com insumos ineficazes.
Por que é importante escolher um excelente fornecedor de EPI de proteção respiratória?
A qualidade do produto determina a vida útil do EPI. Quando ele é feito com material ruim, a vida útil naturalmente é menor. Ele pode ficar úmido mais rapidamente ou rasgar facilmente. Assim, mais trocas são necessárias.
Da mesma forma, a proteção pode ser menor. Isso se traduz em uma maior taxa de adoecimento de colaboradores, que precisam ficar de licença paga. Assim, há uma oneração indireta devido ao uso de um EPI ruim.
Além disso, essa escolha também facilita a transmissão de doenças entre os pacientes. O agravamento da saúde de um paciente hospitalizado pode levar a custos assistenciais significativos. Associado a isso, a reputação do hospital pode ser impactada negativamente.
A principal objeção para a aquisição de EPIs de alta qualidade geralmente é o preço. No entanto, é preciso também considerar os custos indiretos causados por uma menor proteção. Assim, a administração pode acabar optando por orçamentos mais baratos. Em geral, os gastos finais são muito maiores do que o investido em compras de equipamentos de excelência.
Na Volk do Brasil, utilizamos apenas os melhores materiais, práticas e tecnologias para a produção dos nossos EPIs. Também, investimos continuamente em inovação para oferecer produtos e serviços de ponta a nossos clientes. Assim, atingimos padrões internacionais de qualidade.
A entrega é rápida para garantir o abastecimento constante do seu hospital. Além disso, colocamos o cliente no centro de todas as nossas ações e decisões. O relacionamento com você é um pilar fundamental das nossas operações de ponta a ponta.
Quer conhecer melhor nossos produtos? Acesse o nosso site!