Quem atua em hospitais conhece a necessidade de buscar alternativas que otimizem a rotina da instituição, de modo a tornar o atendimento mais ágil e a melhorar a experiência do paciente e da equipe. Se você se preocupa com isso, saiba que a estruturação adequada de processos hospitalares é fundamental.
Com a infinidade de dados gerados pelos estabelecimentos de saúde e a enorme quantidade de processos, muitos gestores enfrentam o desafio de compreender e organizar tais rotinas para usá-las a favor dos pacientes e do próprio empreendimento. Por isso, é preciso conhecer bem cada processo, mapeá-los e avaliá-los constantemente.
Neste artigo, explicamos o que são processos hospitalares, a importância de geri-los com eficiência e como fazer uma gestão de processos que melhore o atendimento e os resultados do hospital.
Acompanhe!
O que são processos hospitalares?
Processos hospitalares dizem respeito às ações que englobam o cotidiano de um hospital ou de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como o controle de leitos e medicamentos, o preenchimento de formulários, a integração de informações no prontuário dos pacientes e o faturamento. Tais processos iniciam quando o paciente recebe o primeiro atendimento no estabelecimento de saúde.
Qual a importância da gestão de processos?
Se você se pergunta qual é a importância dos processos hospitalares para as instituições de saúde, vamos aos fatos. Sabemos que clínicas e hospitais guardam um grande volume de dados e processos. Trata-se do histórico de saúde de pacientes, de medicamentos a serem adquiridos, do relacionamento com fornecedores e por aí vai.
Devemos lembrar de que um hospital é um empreendimento e, como qualquer outro empreendimento, é formado por diferentes setores (jurídico, contábil, Recursos Humanos etc.). Sendo assim, é preciso armazenar as informações geradas por cada departamento e coordenar todos os processos por meio de uma gestão atenta, inteligente e inovadora.
A gestão de processos hospitalares visa ampliar a visão sobre o funcionamento da instituição. A partir da identificação de oportunidades, é possível promover o crescimento do negócio, avaliar as áreas que precisam de maior investimento e proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes.
Sem uma gestão de processos eficiente, falhas inevitavelmente ocorrerão — e elas serão prejudiciais aos pacientes e à imagem da clínica ou do hospital. Portanto, todo e qualquer processo precisa funcionar adequadamente e em harmonia com os demais, para que o melhor serviço seja oferecido aos usuários de saúde.
Como fazer a gestão de processos em hospitais?
Para que os processos hospitalares aconteçam de forma fluida e conectada, e se traduzam em ótimos resultados para os estabelecimentos de saúde, é necessário que sejam geridos com competência. Abaixo, elencamos algumas recomendações básicas para ajudar você nessa missão.
Veja!
Conheça os processos
Primeiramente, é necessário conhecer os processos do hospital. A sugestão é fazer um mapa com o passo a passo de cada processo, para que você visualize o início e o fim, e compreenda como todos se interligam. Outra dica para ajudar nessa tarefa é estudar a jornada do paciente.
É importante mapear todos os processos do hospital, tanto os que dizem respeito às etapas do atendimento como os relativos a outras áreas, como manutenção, limpeza, estoque de remédios e equipamentos. Assim, será possível ter uma ampla visão da instituição e reduzir falhas que comprometem as finanças e a imagem institucional.
Entenda os riscos
Tenha ciência de que os processos estão sujeitos a falhas. Por isso, é fundamental rever regularmente as práticas adotadas por seu hospital, avaliando quais são os pontos de melhoria. É preciso entender as necessidades dos colaboradores e se esforçar para que o trabalho ocorra em conjunto, a fim de atingir a excelência nos serviços prestados. Essa é uma forma de se precaver dos riscos.
Gerencie as informações
Sabemos a infinidade de informações que é gerada por hospitais e unidades de saúde. Se tais dados não forem integrados e de fácil acesso, torna-se inviável alcançar a eficiência nos processos hospitalares. Sendo assim, é preciso investir em excelentes ferramentas que auxiliam nessa gestão.
Tal investimento é essencial para que os gestores de saúde organizem os atendimentos e os fluxos de trabalho, executando a gestão dos procedimentos de forma ágil e com qualidade. Aliás, o gerenciamento de dados hospitalares possibilita uma análise mais acertada dos indicadores e tomadas de decisões muito mais inteligentes e eficazes.
Padronize processos
Com base em dados e na rotina do hospital, é preciso avaliar o que melhor funciona em cada atividade. A partir daí, cabe aos gestores, juntamente com sua equipe, criar padrões para os processos, visando sempre um atendimento ágil, eficiente e de qualidade. Afinal, vale lembrar de que uma excelente entrega ao usuário de saúde reflete nos bons resultados da instituição.
Implemente um método de gestão eficiente
Os métodos de gestão têm impacto relevante nos resultados de uma instituição. Contudo, é fundamental optar por uma metodologia que, de fato, funcione para a realidade de cada clínica ou hospital. Uma recomendação é conhecer e experimentar o Lean Healthcare. Já ouviu falar nele?
Trata-se de um conjunto de métodos de gerenciamento para o setor da saúde que ajudam a criar valor máximo para os pacientes, ao mesmo tempo que diminui o tempo de espera e desperdícios. Além de focar o paciente, o Lean Healthcare considera os processos de cuidados de saúde, os prestadores de cuidados de saúde pessoal e o suporte.
Lance mão de um bom sistema de gestão
Todo o trabalho de gestão de processos hospitalares não seria possível sem o emprego da tecnologia. Afinal, para gerenciar a infinidade de dados produzidos pelos hospitais, só mesmo um software robusto e fácil de usar. Portanto, é imprescindível contar com uma ferramenta que concentre as informações e permita o monitoramento de processos dentro dos estabelecimentos de saúde.
Então, entendeu por que os processos hospitalares ajudam a melhorar a gestão de um hospital? Se executados da maneira adequada, eles propiciam a redução de custos, a maior satisfação dos pacientes e ganhos em produtividade. Sendo assim, atente com cuidado para o gerenciamento de processos em sua instituição, a fim de obter resultados cada vez mais satisfatórios.
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