Para prestar serviços de saúde cada vez mais eficazes, é fundamental investir na qualificação dos integrantes da equipe, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências que estejam adequadas às novas exigências do mercado. Então, o ideal é contar com um plano de educação continuada, já que se trata de um processo frequente de aprendizado profissional, que tem como finalidades atualizar e aprimorar os atributos de cada colaborador frente a sua atividade profissional.
Para explicar melhor como essa metodologia funciona, seus benefícios e como aplicá-la, elaboramos este artigo. Confira!
Qual a importância do plano de educação continuada?
O plano de educação continuada em um ambiente hospitalar proporciona boas chances de desenvolvimento profissional e pessoal, colaborando para o surgimento de novas competências e habilidades nos membros da equipe. A melhoria das condições de trabalho gera impactos diretos na performance dos trabalhadores, o que otimiza o atendimento e aumenta a produção.
A disponibilidade de mais qualidade na prestação de serviços influencia a confiança e a motivação do time de trabalho. Os benefícios de contar com a educação continuada são vários, tanto para pacientes quanto para colaboradores e o hospital.
Veja alguns deles:
- pacientes: aumento da confiança nos serviços oferecidos e no trabalho da equipe, maior satisfação e atendimento às expectativas;
- colaboradores: obtenção de novos conhecimentos, desenvolvimento técnico, minimização de acidentes de trabalho, aumento da capacidade de atender às novas demandas do mercado, além de maior segurança e valorização;
- hospital: nesse caso, as principais vantagens estão ligadas à melhora dos serviços prestados pelo time contratado, aumento da credibilidade no mercado e melhor performance junto aos pacientes.
Como elaborar um plano de educação continuada eficiente?
Muitas práticas podem ser aplicadas no momento de elaborar um plano de educação continuada efetivo e que possa trazer resultados satisfatórios.
Confira alguns deles, a seguir.
Conscientize os trabalhadores
Antes de tudo, é importante conscientizar os colaboradores a respeito da educação continuada. Ainda, de que forma as atualizações quanto aos protocolos de saúde — que sofrem alterações ao longo dos anos — e o desenvolvimento de boas práticas podem contribuir para um atendimento de qualidade.
Quando a educação em saúde é aplicada de forma frequente e permanente, é possível mostrar o grau de seriedade com o qual os profissionais do ramo devem se dedicar às suas funções. Educar é necessário, ainda mais na área da saúde, tendo em vista que um conhecimento, por mais simples que possa parecer, vai fazer toda a diferença em casos de emergência, urgências e demais práticas que fazem parte do dia a dia de um hospital.
Promova espaços de discussão
Transformação tecnológica, modernização, acesso à informação por meio dos mais variados meios de comunicação, desenvolvimento de novas tecnologias, com a capacidade de diagnosticar e tratar problemas de saúde, bem como as mais variadas doenças que aparecem a cada dia, por exemplo, exigem que os integrantes da equipe tenham que ampliar os seus conhecimentos para se adequarem a essas questões.
Diante disso, é muito importante que as unidades hospitalares busquem promover espaços de discussão e oportunidades de ensino por meio de estratégias eficazes, tendo em vista que toda a ação do profissional da saúde precisa estar pautada em ações educativas.
Estimule o acompanhamento de canais educativos
Muitos profissionais da saúde já devem ter participado de seminários, congressos ou outros eventos da área. No entanto, outra forma de investir o tempo na busca por novas habilidades é acompanhar canais educativos online. Com o avanço da tecnologia, vários aplicativos e plataformas oferecem conteúdos de qualidade e atualizados. Ainda, há canais no YouTube e blogs, nos quais profissionais dividem seus conhecimentos, opiniões e experiências sobre temas variados relacionados ao ramo da saúde.
Invista em cursos livres
Os cursos tradicionais tendem a focar em um ensino mais técnico, fundamental para o profissional que busca se tornar um especialista ou conhecer um novo segmento. No entanto, caso o profissional queira empreender no futuro, por exemplo, por meio da abertura de uma clínica, é indispensável procurar por outros tipos de cursos, que abordem assuntos que também fazem parte de uma boa gestão em saúde, como gerenciamento financeiro, de pessoas, materiais, compras etc.
Entender sobre esses conteúdos vai ser muito importante para a carreira e o sucesso profissional, já que o colaborador terá todas as capacidades necessárias para mantê-lo preparado para atuar em qualquer instituição e executar tarefas envolvidas nas mais variadas funcionalidades.
Oriente os funcionários a estarem por dentro das novidades
Um dos recursos mais rápidos para manter os colaboradores atualizados a respeito das principais novidades da área da saúde é se inscrever em newsletters de canais para esse fim, como blogs. Nesse caso, os melhores conteúdos são envidados diretamente para a caixa de e-mail do assinante.
Motive para a realização de uma pós-graduação
Outra maneira eficiente de conquistar uma certificação de educação continuada em serviços de saúde é a pós-graduação feita em uma instituição de referência. Muitas pós permitem a flexibilização de horário, com aulas somente no fim de semana ou no método EAD. Assim, mesmo que a rotina do profissional seja corrida, ainda é possível reservar um tempo para os estudos e o desenvolvimento de novas habilidades.
Ensine sobre gestão de tempo
Não menos importante, deve-se mostrar aos membros do time como organizar a agenda e as listas prioridades. Explique para eles que, se deixarem para fazer algo apenas quando sobrar tempo, a tarefa nunca será feita. Ao ter as tarefas estruturadas, será possível cumprir todos os prazos e ainda ter tempo disponível para relaxar, o que também é muito importante para manter os colaboradores produtivos.
Conseguiu entender a importância de um plano de educação continuada em hospital? É necessário que boas práticas sejam aplicadas com o intuito de otimizar os serviços prestados, melhorar a qualidade do atendimento, prevenir infecções hospitalares e demais benefícios capazes de manter os serviços seguros e eficientes.
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