Para se destacar em um mercado tão competitivo como é a área da saúde, é importante buscar alternativas que garantam mais qualidade hospitalar. Entre elas, está a implementação de uma gestão de pacientes eficaz, tendo em vista que garantir um bom atendimento propicia uma experiência satisfatória para o público, contribuindo para que a instituição alcance o sucesso.
Mas, para que isso ocorra, é necessário que algumas ações sejam colocadas em prática, sempre colocando o foco nas pessoas que procuram pelos serviços médicos, passando pelo primeiro contato que elas têm com o consultório, clínica ou hospital, até o final do tratamento. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como manter uma gestão de pacientes eficiente. Confira!
O que é gestão de pacientes e para que serve?
A gestão de pacientes se trata de uma estratégia que tem a finalidade de controlar todas as ações e processos de uma instituição de saúde e, com isso, prestar um atendimento de excelência, proporcionando segurança, conforto e bem-estar aos indivíduos atendidos.
Sendo assim, representa uma medida em prol do desenvolvimento e aquisição de melhores resultados, já que por meio dela é possível ofertar um diferencial competitivo e um serviço de qualidade que conquista destaque entre a concorrência.
Como aplicar?
Para realizar uma boa gestão de pacientes é necessário colocar algumas dicas em prática. Veja algumas delas!
1. Manter as informações do prontuário atualizadas
Ter todos os dados relativos à condição de saúde do paciente sempre atualizados é fundamental para assegurar um atendimento de qualidade e um gerenciamento eficiente. Por exemplo, por meio do prontuário eletrônico esse processo pode ser otimizado, permitindo que o médico tenha em mãos as informações necessárias na hora que precisar, agilizando a rotina no consultório, clínica e demais, além de elevar a capacidade de consultas por dia.
2. Promover um atendimento humanizado
Atender as necessidades básicas dos pacientes vai proporcionar uma experiência mais satisfatória. Ao ofertar um atendimento humanizado, a instituição consegue fazer com que as pessoas se sintam acolhidas e que entendam que a clínica se importa com sua saúde e bem-estar. Ser empático, respeitoso, atencioso e cordial são diferenciais para qualquer profissional de saúde.
3. Criar um ambiente adequado
Fazer com que os pacientes se sintam confortáveis no consultório ou clínica é outra forma de fidelizá-los. Por esse motivo, é necessário dar uma atenção especial ao ambiente e investir em organização, bons equipamentos, limpeza, Wi-fi, mesa com café e água, revistas e jornais atualizados, e demais aspectos que possam proporcionar mais conforto enquanto o indivíduo espera pela consulta.
4. Oferecer acompanhamento completo
Atender as necessidades dos pacientes vai muito além da assistência operacional. Isso porque existe um amplo trabalho psicológico para que a pessoa seja atendida da melhor forma possível.
Na maioria dos casos o estado emocional do indivíduo fica afetado, e medidas simples podem ser grandes aliadas para garantir melhores resultados no tratamento e estabelecer uma relação de confiança com os pacientes.
5. Automatizar os serviços
Investir em tecnologia é uma ótima alternativa para alcançar resultados mais satisfatórios. Afinal, por meio dela é possível conquistar aumento da produtividade, agilidade no atendimento, eficiência nos cuidados prestados etc.
Por exemplo, podemos apontar o uso de uma plataforma inteligente que permite que o paciente realize o agendamento on-line de sua consulta e receber a confirmação automática por meio de e-mail, SMS, WhatsApp e demais canais. Essas medidas colaboram para a satisfação dos pacientes, considerando que eles são lembrados da consulta próximo à data, ou informados com antecedência caso ocorra alguma alteração com o horário.
6. Treinar e motivar a equipe
Manter um time alinhado aos seus objetivos, motivado e capacitado, é essencial para uma boa gestão de pacientes. Por isso, sempre que possível, aplique treinamentos para que a equipe aprimore seus conhecimentos, desenvolva novas habilidades e possa exercer suas atividades de maneira mais competente.
Outro ponto relevante é fazer reuniões periódicas para reforçar os valores e a expectativa da instituição com relação aos seus colaboradores.
Quais são os erros mais comuns e como evitá-los?
Existem alguns erros que podem dificultar a implementação de uma gestão de pacientes efetiva. Então, é preciso conhecê-los e evitá-los. Conheça quais são!
Problemas no atendimento ao paciente
Nesse caso, os principais erros são:
- não ouvir as queixas do paciente de maneira satisfatória;
- falar por meio de uma linguagem que o paciente não consegue compreender;
- não atender as necessidades básicas do paciente, fazendo com que ele busque por atendimento em outro local.
Para solucionar essas falhas, é possível aplicar os seguintes métodos:
- estabelecer uma melhor comunicação com o paciente, por meio de uma comunicação clara e que ele consiga entender;
- prestar atenção às emoções do paciente, escutar e entender suas necessidades;
- fazer o paciente compreender que o tratamento é realmente necessário e adequado para ele.
Falhas de comunicação entre a equipe
Os problemas de comunicação entre os times podem gerar desorganização do fluxo operacional e lentidão dos processos. Sendo assim, a equipe precisa atuar de maneira integrada, manter as informações acessíveis para consulta e respeitar a padronização das atividades. Dessa forma, o ambiente se torna propício à comunicação, reduzindo as chances de troca de dados ou omissões, o que também elimina a probabilidade de erros.
Mudanças rápidas sem o planejamento adequado
O planejamento se trata da fase em que as metas, objetivos e ações para conquistá-los devem ser estabelecidos. Para atingir bons resultados, é preciso levar em conta vários fatores internos e externos.
Quando a instituição de saúde coloca em prática mudanças rápidas no gerenciamento sem antes elaborar um planejamento efetivo, acaba expondo o estabelecimento a riscos, que no decorrer do tempo podem se tornar problemas sérios.
Ausência de padronização dos processos
Quando os processos não são definidos, as atividades acabam sendo desenvolvidas de forma diferente por cada funcionário, o que ocasiona desordem e que exige um grande esforço para realizar práticas como orientar pacientes, encontrar informações e demais.
Uma alternativa é oferecer um serviço de qualidade por intermédio de procedimentos predefinidos e ações assertivas alinhadas à automatização dos processos, já que diversas ferramentas podem contribuir para consolidar resultados mais positivos na gestão.
Quais as vantagens da sua aplicação?
Uma boa gestão de pacientes proporciona uma série de benefícios, por exemplo:
- aumento da produtividade;
- tarefas mais dinâmicas, influenciando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos;
- fidelização dos pacientes;
- crescimento do número de pacientes;
- sustentabilidade econômica;
- retorno dos investimentos financeiros;
- experiência diferenciada em relação aos custos e à qualidade dos serviços prestados.
Agora que você já sabe o que é a gestão de pacientes e sua importância, aproveite esse momento para colocar as dicas apresentas em prática e, dessa forma, conquistar a satisfação das pessoas que procuram pelos serviços de saúde e aumentar a competitividade do negócio.
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