Um conceito muito em alta nos ambientes hospitalares nos últimos anos é o de atendimento humanizado. Cada vez mais, as instituições têm investido na capacitação dos profissionais, para que eles consigam lidar com as novas demandas dos pacientes. Além disso, entender o que é atendimento humanizado em saúde é um detalhe que pode fazer toda a diferença na reputação da clínica ou hospital.
De forma geral, o atendimento humanizado visa compreender as necessidades de cada paciente individualmente. Ou seja, por mais que as doenças sejam as mesmas, cada pessoa pode precisar de atendimento diferenciado, principalmente no que diz respeito à interação entre profissional de saúde e paciente.
Para você que tem interesse sobre o assunto, mas ainda não compreende a importância do atendimento humanizado, neste post, explicamos por que esse tema é fundamental para os profissionais de saúde nos dias de hoje. Confira!
O que é atendimento humanizado em saúde?
O atendimento humanizado nada mais é do que o esforço do profissional de saúde para se aproximar emocionalmente dos pacientes, bem como compreender melhor suas necessidades particulares. Para que enfermeiro e médico, por exemplo, entendam as opiniões dos pacientes e também o seu sofrimento, com o intuito de ajudá-los da maneira mais precisa, é preciso ter muito diálogo.
Outro ponto interessante nesse conceito é que a humanização não diz respeito somente aos cuidados profissionais oferecidos aos pacientes, mas também está relacionada à infraestrutura disponibilizada. Ou seja, além de garantir que os profissionais estejam capacitados para lidar com diferentes situações, o espaço de saúde também precisa contar com uma estrutura adequada e confortável para que os pacientes se sintam mais acolhidos.
Por mais que pareça difícil conciliar a cooperação de profissionais, treinamento sistemático e maior conscientização sobre a importância de um bom atendimento, é inegável, nos dias de hoje, que a humanização é um dos fatores mais importantes nos espaços de saúde. Por mais tecnologia e novos medicamentos que as pessoas tenham à disposição, um ponto fundamental na recuperação de qualquer paciente é o seu bem-estar emocional.
É claro que há um entendimento de que a rotina de trabalho nesses locais não é uma das mais fáceis, especialmente por lidar com temas muito delicados. Levando isso em consideração, é muito comum que os profissionais criem uma barreira entre eles e os pacientes, até mesmo como uma forma de proteção emocional. O resultado, muitas vezes, é um atendimento frio e distante, por mais que siga os procedimentos técnicos à risca.
No entanto, a realidade dos dias de hoje exige profissionais mais sensíveis, que compreendam que saber lidar com as emoções dos pacientes também é uma chave que ajuda na recuperação de quem precisa. É justamente por isso que a humanização deve ser levada em consideração diariamente, em todos os atendimentos.
Como o atendimento humanizado ajuda na recuperação?
Até aqui, já conseguimos entender que o atendimento humanizado alia ética profissional, cuidados individualizados, empatia, comunicação eficiente e infraestrutura adequada. Mas, na prática, como esse conceito ajuda na recuperação de um paciente?
De maneira geral, os principais benefícios para o paciente que tem acesso a esse tipo de atendimento são:
- cuidados e tratamentos mais eficientes;
- melhor relação e interação entre paciente e profissionais de saúde;
- maior confiança por parte do paciente.
Sem dúvidas, um atendimento humanizado e focado nas necessidades específicas de cada caso tem mais chances de alcançar o sucesso. Além de ajudar a garantir a estabilidade emocional de quem já está fragilizado por conta de uma doença, a humanização objetiva também usar da maneira mais acertada os tratamentos existentes.
A relação entre paciente e profissional também ganha com a humanização, afinal, ambos os lados se sentirão mais confiantes e motivados na rotina do tratamento, que, muitas vezes, não é nada fácil de encarar.
Mas atenção: é importante que tudo isso seja feito sempre respeitando limites e a ética profissional, pois, por mais que a intenção seja uma maior aproximação, o respeito de todos os lados é essencial para que a prática funcione.
Tudo isso, sem contar que o nível de confiança do paciente quanto aos cuidados que vem recebendo e também quanto à qualidade do hospital também será mais alto. Apesar de ser um local específico para lidar com questões delicadas como a saúde, não podemos nos esquecer de que, na relação com o hospital, o paciente também pode ser entendido como um cliente. Seguindo essa lógica, é preciso oferecer sempre o que há de melhor, para que esse cliente se sinta bem atendido e satisfeito.
Como resultado, o tratamento será muito mais leve e com grandes chances de sucesso, o que é importante não apenas para quem está doente, mas para o hospital e a equipe de saúde também.
Qual é a importância para o hospital?
Sim, o atendimento humanizado é um benefício que melhora as condições dos serviços oferecidos aos pacientes, além de trazer muitos impactos positivos para o hospital. Uma unidade de saúde que coloca em primeiro lugar as necessidades individuais dos pacientes será mais bem avaliada pelos mesmos.
Além do mais, uma equipe que foca seus esforços nesse tipo de atendimento conseguirá criar um ambiente muito mais acolhedor, que será benéfico para todos que fazem parte daquela rotina, do médico ao paciente, passando também pelos funcionários das áreas administrativas.
Com um bom clima organizacional, será muito mais fácil manter os colaboradores engajados, focados nas suas atividades e empenhados em sempre fazer o melhor. No final, os objetivos traçados pela empresa/hospital serão alcançados de uma maneira muito mais fácil, com todos os envolvidos realmente engajados em dar o melhor de si.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o atendimento humanizado, além de sua importância para pacientes e também espaços de saúde, a dica é colocar as ideias em prática e transformar o quanto antes o seu ambiente de trabalho. Isso é totalmente possível, e os benefícios, você já descobriu neste post.
Gostou de saber um pouco mais sobre o que é atendimento humanizado em saúde? Aproveite, então, para nos seguir no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, e continuar recebendo nossos conteúdos!