A qualidade de vida no trabalho é influenciada por diversos fatores, afinal, as condições da vida pessoal e as questões do próprio ambiente profissional impactam positiva ou negativamente o desempenho dos colaboradores. Pensando nisso, a empresa deve adotar medidas para melhorar o dia a dia dos profissionais.
Deve-se observar o ambiente, os equipamentos e o relacionamento entre colaboradores. Tais pontos podem influenciar muito a produtividade: ao proporcionar um ambiente melhor, a companhia também ganha com comprometimento e aumento dos resultados. Vale ressaltar que aumentar a qualidade de vida no trabalho é responsabilidade conjunta entre empresa e colaboradores.
Como dissemos, os fatores da vida pessoal dos colaboradores também podem ser trabalhados para refletir no ambiente profissional. Confira em nosso artigo 6 dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
1. Invista em melhorias no clima organizacional
O clima organizacional pode ser mensurado por meio dos medidores de qualidade de vida na empresa. Avalie periodicamente as métricas de satisfação da equipe e verifique quais pontos podem ser mais bem desenvolvidos. Ao conhecer os pontos fracos, é possível adotar ações de crescimento e motivação para equipe.
Um dos fatores preponderantes no clima organizacional é o relacionamento entre colaboradores: é importante ele que seja ético e cordial. Já que o trabalho em equipe é parte importante do sucesso das empresas, aprimore a relação no ambiente de trabalho. Invista em atividades que estimulem o crescimento, a motivação, a integração e a produtividade dos colaboradores.
2. Diminua o estresse
O estresse das atividades diárias, dentro e fora do trabalho, compromete a energia e a eficiência das equipes. O estresse é o causador de diversos problemas de saúde, é um fator que prejudica a qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal. Lembre-se de que, além da vida profissional, todos devemos nos preocupar com medidas para reduzir o estresse e o impacto gerado por ele na vida.
Comece a considerar uma rotina mais saudável, com alimentação mais equilibrada e prática de exercícios físicos. Esses cuidados podem começar dentro das empresas. Nos refeitórios, optem pelo acompanhamento de nutricionistas e cardápios saudáveis.
Promovam atividades de ginástica laboral, pois, às vezes, falta só um estímulo para que os hábitos saudáveis virem rotina. Incentive a prática de exercícios físicos e atividades que proporcionem relaxamento. Cada pessoa terá uma forma de lazer, mas os momentos de ócio são imprescindíveis para melhorar as condições de saúde e aumentar a produtividade.
Demonstre a importância dos cuidados com a saúde dentro e fora do trabalho. O estresse é a causa de diversas doenças, e pequenas atitudes podem mudar esse cenário. Dentro da empresa, é possível organizar pausas entre as atividades, além de incentivar o chamado ócio criativo.
3. Foque a saúde física e psicológica
Exercícios físicos, alimentação saudável e períodos regulares de sono são medidas para melhorar a saúde física dos colaboradores. Porém, tão importante quanto a saúde física são as preocupações com o equilíbrio psicológico.
Longas jornadas de trabalho, problemas e rotina estressante ocasionam muitas síndromes, como o burnout. Incentive práticas como terapias, meditações e técnicas de relaxamento. Tais medidas ajudam a melhoria psíquica dentro e fora da empresa.
É importante demonstrar que a empresa se preocupa e valoriza o bem-estar de seus colaboradores. Disponibilizem momentos durante o expediente para que os funcionários respirem, relaxam e voltem com maior foco e dedicação para suas respectivas atividades.
4. Ofereça mais autonomia
A autonomia melhora a qualidade de vida no trabalho. Sabe por quê? Ao estimular a independência, a empresa demonstra confiança na competência e no comprometimento dos funcionários. As novas gerações do mercado de trabalho valorizam cada vez mais a flexibilidade de horários, autonomia para decisões, liberdade, transparência, indicadores, metas e confiança dos superiores.
Estimule os gestores a delegar tarefas, demonstre que acredita na capacidade e responsabilidade dos funcionários. É claro que não existe uma solução universal; por isso, veja qual opção é melhor para sua empresa. Horários mais flexíveis, a possibilidade de escolher a quais tarefas e projetos o colaborador fará parte… Qual alternativa é a melhor? Converse, analise e veja a opção mais adequada!
5. Aprimore a estrutura física
A empresa deve dispor de uma estrutura física adequada para os trabalhadores. Por isso, a organização do ambiente deve ser pensada em detalhes. Confira alguns parâmetros importantes:
- móveis: o mobiliário deve atender aos parâmetros de ergonomia, conforto e funcionalidade para as atividades realizadas;
- iluminação: a intensidade e tipos de luminárias utilizadas impactarão diretamente a produtividade dos funcionários. Elabore um bom estudo luminotécnico e mescle iluminação natural e artificial;
- limpeza: trabalhar em um ambiente limpo é também uma questão de saúde, e toda equipe deve estar comprometida com as práticas e políticas de limpeza da empresa;
- ventilação: o cuidado com aberturas e circulação de ar melhora também a qualidade de vida no trabalho. Quando falamos de ambientes hospitalares, o cuidado com ventilação deve ser uma preocupação ainda mais relevante.
6. Ofereça equipamentos de proteção
Os equipamentos de proteção individual e coletiva são de responsabilidade da empresa. Os itens devem ser fornecidos, e os colaboradores, instruídos sobre os riscos associados às atividades que executarão.
Organize treinamentos periódicos para assegurar que os equipamentos de proteção sejam utilizados adequadamente. Busque soluções que associem proteção, tecnologia e conforto. Por isso, é importante verificar a qualidade dos EPI’s escolhidos. A avaliação de custo-benefício desses equipamentos é uma etapa necessária.
Escolha bons fornecedores, com parâmetros de qualidade reconhecidos pelo Inmetro, e verifique periodicamente o uso por parte da equipe.
Como vimos, a qualidade de vida no trabalho é influenciada por muitos fatores. Lembre-se de que este fator impacta a produtividade, o rendimento de equipes e a melhora da empresa de forma global. Assim, é função conjunta da empresa e dos funcionários encontrar medidas para melhorar o ambiente de trabalho.
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