A tecnologia presente nas atividades cotidianas não poderia ficar de fora de hospitais e clínicas médicas. Quando falamos de tecnologia na saúde, são notáveis as constantes evoluções, ganho em eficiência e na facilidade de acompanhamento, seja para profissionais da área, seja para pacientes.
A tecnologia permite otimizar processos, o que gera maior agilidade nas avaliações e maior grau de detalhamento nos exames. Os erros decorrentes de diagnósticos equivocados também são reduzidos quando consideramos a adoção de soluções tecnológicas.
Conheça aqui algumas vantagens no uso da tecnologia na saúde e compreenda como os dispositivos e sistemas estão revolucionando os tratamentos.
Ganho em mobilidade
Dispor de uma agenda, um relógio, uma calculadora, uma câmera e um telefone em um só dispositivo representa um grande ganho de mobilidade, não é? Assim como na vida pessoal, a praticidade e mobilidade dos dispositivos como smartphones, smart watches e aplicativos facilita o acompanhamento dos pacientes. Outra vantagem perceptível é a entrega de dados mais confiáveis aos médicos.
Os dispositivos, chamados wearables, ou vestíveis (em tradução literal) monitoram os sintomas e ajudam no acompanhamento de casos crônicos. Sabe como esses gadgets beneficiam a saúde? Por exemplo, os pacientes diabéticos podem utilizar aplicativos e sistemas de monitoramento para registrar as variações de glicemia durante o dia.
Este acompanhamento permite refinar o tratamento, e, portanto, utilizar as dosagens corretas de medicamentos, o que consequentemente gera melhores resultados. Os relatórios permitem o acompanhamento próximo e regular, permitindo intervenções precoces. Como são usados diariamente pelos pacientes, o controle é muito maior, facilitando as avaliações e intervenções médicas.
Os sistemas e aplicativos permitem monitorar e acompanhar os tratamentos de forma mais precisa, o que também melhora a relação entre médicos e pacientes. Como a população mundial está envelhecendo, é necessário tornar os tratamentos mais eficazes, obter diagnósticos mais precisos e dispor de métodos para acompanhar os resultados.
Uso de impressão 3D
As impressões tridimensionais são utilizadas nas mais diversas áreas, como construção civil, decoração e também na saúde. As peças impressas têm como resultado alto grau de precisão. A tecnologia, em constante desenvolvimento e aprimoramento, é focada na reconstrução de órgãos e tecidos. Os principais usos são:
- confecção de próteses;
- impressão de órgãos, tecidos e células;
- substituição total ou parcial de órgãos e tecidos comprometidos por doenças ou acidentes;
- reconstrução de tecidos.
A impressão 3D é um ótimo recurso, porém ainda apresenta custo elevado. No entanto, os projetos de pesquisa permanecem buscando alternativas para melhorar os sistemas!
Big Data
Você sabe o que é Big Data? O termo refere-se à maior geração de dados que acontece hoje. Os dados, produzidos de forma estruturada ou não, servem para que a empresa consiga ponderar melhor sobre as decisões a tomar.
Sendo o Big Data a geração de uma enorme quantidade de dados, o que isso representa na área da saúde? As inúmeras informações coletadas diariamente são utilizadas para sintetizar e auxiliar na previsão de decisões e diagnósticos, por exemplo.
Além disso, o recurso facilita a disseminação de conhecimento, auxilia na realização de diagnósticos mais precisos, assim como reduz os custos de tratamentos e eventuais procedimentos desnecessários. Outra aplicação muito interessante do Big Data para área da saúde é a possibilidade de interação e de compartilhamento de dados entre médicos e pacientes.
Software de gestão
São tantos prontuários, receituários e fichas de pacientes que dispor de um sistema para organizar as informações facilita a rotina dos médicos e da equipe hospitalar. Confira como os softwares de gestão podem ser utilizados:
- coleta de dados: as informações e históricos de pacientes serão armazenados e um só local e permitirão acesso rápido por parte da equipe médica;
- receituários: os médicos podem acompanhar o histórico de medicamentos e a progressão do tratamento dos pacientes;
- agendamento de horários: o sistema de agendamento permite que o paciente agende e verifique a disponibilidade do médico a qualquer momento. E os médicos podem acompanhar sua agenda de qualquer lugar;
- acompanhamento virtual: os médicos podem acompanhar a progressão e melhora do paciente monitorando a distância, em casos específicos.
Inteligência artificial
A inteligência artificial que está presente em nossas casas, computadores e celulares também vem sendo aprimorada para os atendimentos médicos. Seu uso permite avaliar sintomas e elaborar diagnósticos de pacientes de forma mais precisa.
A inteligência artificial é “treinada” para verificar padrões e pode fornecer uma previsão mais eficaz de doenças. Testes feitos comprovaram a eficiência de diagnóstico, portanto, dispor destas ferramentas otimiza o atendimento médico. Muitos serviços prévios, de triagem e conhecimento dos pacientes, se mostram mais eficientes ao adotar ferramentas com inteligência artificial.
Cirurgia robótica
As cirurgias realizadas por robôs e supervisionadas por humanos unem o melhor entre as capacidades médicas e a tecnologia. Os braços robóticos realizam incisões com precisão milimétrica e não sofrem interferências de fatores externos como tremor, alterações de pressão e outros impactos decorrentes das emoções do cirurgião.
Os procedimentos são minimamente invasivos, indicados para intervenções delicadas e com espaço restrito para atuação. Outro ponto interessante é que essa atuação melhora a visualização e permite perceber com riqueza de detalhes os pontos da anatomia.
As incisões serão comandadas por meio de um joystick de alta precisão. A cirurgia robótica diminui o impacto de pequenas intervenções e melhora os resultados das cirurgias de maior extensão.
Como vimos, a tecnologia facilita os diagnósticos, ajuda no gerenciamento de agenda, prescrições e acompanhamento de tratamentos. Você conhecia o panorama da tecnologia na saúde? Pense no contexto e verifique quais opções podem otimizar suas atividades de trabalho.
São muitas as vantagens das técnicas menos invasivas e da precisão alcançada pela adoção de tecnologia na saúde. O impacto da tecnologia não fica restrito às soluções técnicas: a relação entre médicos e pacientes também está passando por grandes mudanças, já que a precisão e a confiabilidade de exames aumentam a efetividade dos tratamentos. Assim, a tecnologia na saúde está mudando inclusive a atuação dos médicos em seu quotidiano de trabalho.
E você já conhecia as soluções apresentadas neste conteúdo? Sempre trazemos novos conteúdos e soluções relevantes para sua vida profissional. Não perca as novidades, assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas publicações!