Você sabe qual a importância da humanização na saúde? Normalmente, a depender do procedimento realizado, os pacientes e familiares já estão fragilizados e, por isso, toda equipe médica e de assistentes deverá prestar o melhor atendimento hospitalar possível.
O atendimento humanizado defende princípios éticos no relacionamento com o paciente, atendimento individualizado e específico para cada caso, além do uso de empatia e atenção. Confira neste post os impactos positivos e formas de aplicar a humanização da saúde na sua clínica ou hospital.
A humanização na saúde
É importante compreender que humanizar o tratamento compreende toda a equipe, desde o atendimento na recepção até o tratamento em si. Os impactos são positivos na relação médico-paciente e também entre membros da equipe. Assim, todos os envolvidos deverão compreender a importância de tratar os pacientes com cautela.
Vale ressaltar sempre que os períodos de doença são mais sensíveis, então é importante cuidar e reforçar a tratativa por meio de maior humanização dela. A seguir, vamos compreender melhor alguns benefícios de colocar essa estratégia em prática.
Melhora a relação médico-paciente
A relação médico-paciente é uma relação pautada em confiança, afinal, ninguém entrega a saúde a qualquer profissional. É importante ter um laço de confiança com o médico, pois assim será mais fácil acatar tratamentos e seguir as orientações.
Do lado dos profissionais, muitos trabalhadores da área da saúde estão sobrecarregados e com mais pacientes que sua capacidade de atendimento permite, mas avalie a possibilidade de reorganizar a agenda para poder prestar um atendimento humanizado.
Aproveite ferramentas como WhatsApp e redes sociais para manter a proximidade após o atendimento. Mesmo depois do período mais intenso de tratamento, é muito importante demonstrar a preocupação e o cuidado de forma legítima.
Amplia a eficiência do tratamento
Como mencionamos, ao confiar no médico que está atendendo, provavelmente será mais fácil acatar e seguir as orientações de tratamento. Outro ponto a ressaltar é que, como o médico se aproxima mais do paciente, passa a compreender suas reais necessidades.
Muitas vezes, o fator psicológico pode impactar muito no tratamento. Assim, em uma relação humanizada, os pacientes ficam mais próximos e se sentem mais amparados.
Oferece confiabilidade ao paciente
Quando a equipe médica se mostra disponível para sanar dúvidas, além de mais presente no dia a dia do enfermo, o paciente sentirá maior confiança nas soluções e linhas de tratamento propostas.
Coloca-se no lugar daquele que é atendido: você fica muito mais tranquilo quando sente que é prioridade, que pode questionar e será atendido com paciência e eficiência, não é? Quando falamos especialmente de tratamentos na área da saúde, é essencial demonstrar empatia.
Exercite a ideia de colocar-se no lugar da outra pessoa, compreender qual é a melhor abordagem e como se aproximar nestas situações.
Otimiza a gestão de processos e a produtividade
Um ambiente que prioriza a humanização no atendimento não tem como ser diferente com seus próprios colaboradores. A qualidade do ambiente hospitalar melhora a relação entre equipe e gerência.
Além disso, é inegável que o ambiente de trabalho também impacta a produtividade da equipe. Por isso, em um ambiente onde os trabalhadores se sintam acolhidos e respeitados, a tendência é o aumento da produtividade.
Muitas empresas hoje investem em qualidade de vida no trabalho, e a humanização na saúde trabalha exatamente nessa linha. Reconheça sua equipe e demonstre a importância de cada colaborador.
Como aplicar a humanização na saúde
Agora que já compreendemos a importância do tratamento humanizado, vamos conferir algumas dicas para aplicar esses conceitos nos seus atendimentos diários.
Capacite a equipe
Todos os envolvidos no atendimento deverão compreender a importância da humanização. O contato com o paciente começa na recepção, então ressalte a necessidade de ouvir atentamente, ter paciência e conversar em linguagem que o paciente compreenda.
Assim como qualquer outra atividade de capacitação, cabe à gerência estabelecer metas para a equipe. Adote avaliações do atendimento, peça feedback e avalie os resultados para melhorar constantemente o atendimento prestado.
Ouça atentamente o paciente
Entenda que, muitas vezes, receber atenção fará toda a diferença no resultado do tratamento. Deixe que o paciente explique como está se sentindo e dê informações referentes ao seu dia a dia.
Além disso, é essencial que o médico compreenda a realidade do paciente. Como já comentamos, evite termos muito técnicos e explique a condição e a linha de tratamento de forma que o paciente compreenda claramente o que está acontecendo.
Ofereça transparência nos procedimentos realizados
Mesmo as coisas mais banais devem ser esclarecidas. Por exemplo, sugerimos que os médicos e os enfermeiros expliquem a importância do uso dos equipamentos de segurança, como luvas e máscaras. Alguns podem pensar que essas medidas afastam a relação entre médico e paciente, mas é necessário que compreendam ser apenas cuidados com relação à segurança.
Exponha com paciência as etapas dos procedimentos realizados, as justificativas das medidas adotadas e a sequência do que será feito. Outra dica importante é mostrar-se disponível para sanar quaisquer dúvidas.
Esclareça todas as dúvidas
Muitos pacientes chegarão até você com informações que leram no Google, viram na televisão, ou algum parente informou. Cabe ao profissional da saúde explicar detalhadamente por que cada uma das situações mencionadas não se encaixa na anamnese do paciente.
Em situações assim, o médico deverá ter muita calma e paciência. Lembre-se de que o atendimento humanizado prioriza a atenção exclusiva e dedicada a cada caso. Mesmo em condições clínicas simples e cotidianas, é importante que o paciente tenha um bom atendimento e saia do consultório com todas as dúvidas sanadas.
Como vimos ao longo do texto, a humanização na saúde não beneficia somente os pacientes. Médicos, enfermeiros, recepcionistas e toda a equipe envolvida também sentirão os impactos positivos de um ambiente de trabalho humanizado. A maioria das medidas mencionadas são simples de ser adotadas e geram grandes impactos.
Comece a implantar pequenos conceitos e avaliar os resultados. Além disso, permita que a equipe dê um feedback sobre questões internas e contato com os pacientes. Ao compreender todas as etapas e a importância da humanização na saúde, é possível melhorar diariamente e proporcionar um atendimento humanizado desde o momento em que o paciente chega à recepção.
Agora que você já viu qual a importância da humanização na saúde, entenda como aplicar a gestão da qualidade na saúde!