Assim como o padrão de tecnologia da internet 5G trouxe mais conectividade ao mundo, o conceito de Saúde 5.0 também amplia a conexão dos pacientes com o mundo digital, trazendo-os para o centro dos atendimentos, por meio da tecnologia avançada.
Você já conhece essa nova onda de evolução nos atendimentos e prestação de serviços de saúde? Neste artigo, você entenderá o conceito de Saúde 5.0, suas principais tecnologias e seus maiores benefícios. Confira!
O conceito de Saúde 5.0
A Saúde 4.0 revolucionou o uso de tecnologias na medicina. Já a Saúde 5.0 é uma evolução desse conceito, utilizando ferramentas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, robótica e Big Data, mas com o diferencial de colocar o paciente como protagonista do atendimento.
Isso significa que, com toda a tecnologia disponível anteriormente, agora o paciente passa a ser incluído também no processo de saúde, tornando-se um participante ao acompanhar e dispor dos dados e informações necessárias ao seu tratamento.
As principais tecnologias da Saúde 5.0
Veja, a seguir, quais tecnologias possibilitam uma jornada do paciente mais assertiva, conectada e personalizada na Saúde 5.0 e como elas proporcionam um melhor atendimento.
IoT
IoT, ou Internet das Coisas, é a tecnologia que permite o compartilhamento de dados coletados via alguns dispositivos, como relógios que medem a pressão arterial, frequência cardíaca, sinais vitais, entre outros. Isso garante maior precisão na coleta e na análise de dados, fornecendo diagnósticos mais assertivos.
IA
Devido a seus benefícios, a Inteligência Artificial tem se tornado uma importante aliada nos tratamentos. Seu uso vai de diagnósticos de doenças via imagens médicas e análises de grandes volumes de dados até triagem de pacientes por chatbots e assistência cirúrgica por meio de robôs.
Atendimento virtual
A tecnologia blockchain permite a centralização de dados médicos de pacientes. Essas informações podem ser acessadas de maneira segura e transparente pelos médicos responsáveis pelo tratamento, sendo que o controle e a autorização do compartilhamento desses dados está nas mãos do paciente.
Os benefícios da Saúde 5.0
Como dito, o diferencial da Saúde 5.0 é colocar o paciente como protagonista de seu tratamento, oferecendo a ele um atendimento mais humanizado e personalizado. Confira, a seguir, outros benefícios dessa evolução da tecnologia na saúde.
Diagnóstico precoce de doenças
O aprimoramento da IoT e dos dispositivos usáveis facilita o diagnóstico precoce de doenças, uma vez que dados importantes referentes à saúde dos pacientes podem ser monitorados em tempo real, garantindo assim maiores possibilidades de tratamento das doenças.
Melhorias na qualidade do atendimento
A ampla conectividade e a rápida transmissão de dados presentes na Saúde 5.0 favorece o oferecimento de um cuidado mais confortável e com mais qualidade para os pacientes. Além disso, a eficiência na análise dados contribui para a prescrição de tratamentos personalizados.
Redução de custos
O envio online de informações médicas dos pacientes ajuda na redução de custos de impressão de exames e receitas, por exemplo. Assim como o diagnóstico prévio, possível graças à tecnologia, reduz os gastos com tratamentos hospitalares tardios.
O futuro da Saúde 5.0
A estimativa é que, no futuro, com o desenvolvimento contínuo da tecnologia hospitalar, seja possível até mesmo a impressão de órgãos e tecidos 3D para a realização de transplantes. Ainda, é provável que o uso da realidade virtual seja incorporado a tratamentos terapêuticos, trazendo mais conforto aos pacientes, por exemplo.
Como você viu, a evolução da Saúde 5.0 abre novas oportunidades para atendimentos cada vez mais eficientes e personalizados, colocando o poder de decisão nas mãos dos pacientes e trazendo novas possibilidades nos tratamentos médicos com a utilização de tecnologia avançada.
Gostou de aprender mais sobre Saúde 5.0? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!