Manter uma gestão eficaz do fluxo de pacientes é indispensável para as instituições de saúde. Afinal, esse processo envolve a organização de todas as etapas que o indivíduo para nos hospitais, clínicas e consultórios, desde a sua entrada. Como consequência, é possível usufruir de vários benefícios, como redução das filas de espera e superlotação, um atendimento de maior qualidade e satisfação de todos.
Quer saber como otimizar o fluxo de pacientes? Então, leia este artigo e confira quais ações podem ser implementadas!
Como avaliar o fluxo de pacientes?
Antes de criar estratégias eficientes, é necessário entender a situação atual do fluxo de pacientes da instituição. Para isso, algumas métricas podem ser avaliadas, por exemplo:
- tempo até a triagem;
- tempo de espera até o atendimento;
- período entre as etapas de apoio;
- tempo de tomada de decisão médica;
- variabilidade de cada atendimento;
- custos operacionais;
- índices de evasão, retorno, permanência, mortalidade e demais.
Como otimizar o fluxo de pacientes?
Existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática quando o assunto é a busca pela otimização do fluxo de pacientes. Veja quais são!
Invista na integração e comunicação das equipes e áreas
Alinhar os setores da instituição e tornar a comunicação mais eficiente, possibilita que problemas sejam avisados e resolvidos de maneira mais ágil e ampla, o que vai evitar gargalos e erros que podem afetar o processo.
Gerencie o tempo
Nesse caso, é preciso pensar não apenas no tempo de espera dos pacientes, mas na gestão do time e tempo de execução de cada serviço. Algumas ferramentas são ideais para colaborar com esse processo, bem como a utilização de técnicas apropriadas e treinamentos.
Use protocolos específicos
Investir em protocolos para doenças e condições específicas colabora para a redução da superlotação nos hospitais. Isso porque, alguns pacientes são encaminhados para locais mais tranquilos com a finalidade de dar espaço para situações mais urgentes.
Segmente os espaços
Uma alternativa é criar ambientes de admissões rápidas, com equipamentos para proporcionar um primeiro atendimento básico enquanto o indivíduo espera internação, por exemplo. Isso contribui para a redução da superlotação e aumento do tempo na fila de espera, por exemplo.
Avalie as métricas de desempenho
As métricas são resultados que ajudam a avaliar pontos de atenção e melhorias. Dessa forma, é fundamental mensurar com periodicidade esses dados em busca de tomadas de decisões mais assertivas.
Aprimore os serviços não clínicos
Tenha em mente que não é apenas o atendimento clínico que precisa de atenção. Afinal, outros serviços essenciais afetam diretamente nos resultados. Por este motivo, é necessário investir na limpeza, administração, manutenção, transporte, entre outros.
Agora que você entende o que é fluxo de paciente e o que fazer para otimizá-lo, além de colocar as dicas apresentadas em prática, também é possível contar com o auxílio da tecnologia para manter uma gestão mais eficiente e, com isso, proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes e alcançar os resultados esperados.
Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite a sua visita no blog para entender quais são os passos para garantir uma boa gestão de pacientes.