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Saiba como otimizar o fluxo de pacientes no hospital

VdB Saúde 19/09/2023 Artigos Singular: 0 comentário
Saiba como otimizar o fluxo de pacientes no hospital

Manter uma gestão eficaz do fluxo de pacientes é indispensável para as instituições de saúde. Afinal, esse processo envolve a organização de todas as etapas que o indivíduo para nos hospitais, clínicas e consultórios, desde a sua entrada. Como consequência, é possível usufruir de vários benefícios, como redução das filas de espera e superlotação, um atendimento de maior qualidade e satisfação de todos.

Quer saber como otimizar o fluxo de pacientes? Então, leia este artigo e confira quais ações podem ser implementadas!

Como avaliar o fluxo de pacientes?

Antes de criar estratégias eficientes, é necessário entender a situação atual do fluxo de pacientes da instituição. Para isso, algumas métricas podem ser avaliadas, por exemplo:

  • tempo até a triagem;
  • tempo de espera até o atendimento;
  • período entre as etapas de apoio;
  • tempo de tomada de decisão médica;
  • variabilidade de cada atendimento;
  • custos operacionais;
  • índices de evasão, retorno, permanência, mortalidade e demais.

Como otimizar o fluxo de pacientes?

Existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática quando o assunto é a busca pela otimização do fluxo de pacientes. Veja quais são!

Invista na integração e comunicação das equipes e áreas

Alinhar os setores da instituição e tornar a comunicação mais eficiente, possibilita que problemas sejam avisados e resolvidos de maneira mais ágil e ampla, o que vai evitar gargalos e erros que podem afetar o processo.

Gerencie o tempo

Nesse caso, é preciso pensar não apenas no tempo de espera dos pacientes, mas na gestão do time e tempo de execução de cada serviço. Algumas ferramentas são ideais para colaborar com esse processo, bem como a utilização de técnicas apropriadas e treinamentos.

Use protocolos específicos

Investir em protocolos para doenças e condições específicas colabora para a redução da superlotação nos hospitais. Isso porque, alguns pacientes são encaminhados para locais mais tranquilos com a finalidade de dar espaço para situações mais urgentes.

Segmente os espaços

Uma alternativa é criar ambientes de admissões rápidas, com equipamentos para proporcionar um primeiro atendimento básico enquanto o indivíduo espera internação, por exemplo. Isso contribui para a redução da superlotação e aumento do tempo na fila de espera, por exemplo.

Avalie as métricas de desempenho

As métricas são resultados que ajudam a avaliar pontos de atenção e melhorias. Dessa forma, é fundamental mensurar com periodicidade esses dados em busca de tomadas de decisões mais assertivas.

Aprimore os serviços não clínicos

Tenha em mente que não é apenas o atendimento clínico que precisa de atenção. Afinal, outros serviços essenciais afetam diretamente nos resultados. Por este motivo, é necessário investir na limpeza, administração, manutenção, transporte, entre outros.

Agora que você entende o que é fluxo de paciente e o que fazer para otimizá-lo, além de colocar as dicas apresentadas em prática, também é possível contar com o auxílio da tecnologia para manter uma gestão mais eficiente e, com isso, proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes e alcançar os resultados esperados.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite a sua visita no blog para entender quais são os passos para garantir uma boa gestão de pacientes.

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