Quem gerencia um estabelecimento de saúde deve conduzir equipes, avaliar dados, tomar decisões. Portanto, podemos presumir que esse é um trabalho complexo, além de peculiar. De fato, a gestão hospitalar requer amplo know-how e visão de negócio.
Gestores que atuam na área precisam estar preparados para driblar as dificuldades enfrentadas no dia a dia de um hospital sem perder de vista os objetivos e as metas a serem alcançados. Logo, planejamento e análise de resultados são palavras-chave para quem ocupa tal função.
Neste post, mostraremos quais são os principais desafios no ramo e as 5 dicas imperdíveis para uma gestão hospitalar mais eficiente. Boa leitura!
Quais são os principais desafios de um gestor hospitalar?
Alguns desafios precisam ser superados pela gestão hospitalar para que a instituição entregue o melhor serviço e mantenha-se sustentável. Saiba, a seguir, quais são eles!
Investir em tecnologia
O investimento em tecnologia é fundamental para garantir o atendimento de excelência, além de possibilitar a integração entre os departamentos. Afinal, os recursos tecnológicos fornecem dados que auxiliam a tomada de decisões e beneficiam o estabelecimento hospitalar.
Sendo assim, é preciso lançar mão de ferramentas modernas, que respondam plenamente às demandas atuais de clínicas e hospitais. Do contrário, os processos e a produtividade serão comprometidos, os recursos serão mal aproveitados e as queixas dos pacientes afetarão a imagem da instituição.
Aprimorar a comunicação
Como em qualquer empresa, a comunicação em um hospital precisa estar alinhada com todas as lideranças e os demais profissionais para que os procedimentos sejam executados de forma segura e padronizada. Assim, a instituição alcançará os resultados que almeja.
Nesse quesito, a tecnologia ajuda bastante, pois há ferramentas criadas especialmente para facilitar o acesso a informações. Porém, os canais de comunicação convencionais continuam sendo eficazes na divulgação de novidades dentro dos hospitais.
Controlar gastos
Sabemos que a melhor forma de evitar gastos desnecessários é coibindo o desperdício e o mau uso dos recursos. O que muitos gestores se perguntam é: como ter o controle sobre eles para que a saúde financeira do estabelecimento seja preservada?
O emprego de softwares de gestão hospitalar é o melhor caminho para monitorar os custos com materiais, equipamentos e serviços de manutenção, entre outros. Quando a ferramenta indica sinal vermelho, é preciso alertar as equipes para o uso consciente dos suprimentos.
Realizar o controle de infecções
Medidas preventivas precisam ser adotadas para evitar infecções dentro do ambiente hospitalar. Ao mesmo tempo, é preciso educar os colaboradores e incutir neles a importância de seguir boas práticas, a fim de proteger não apenas a saúde dos pacientes, mas de todos.
Entre as recomendações a serem seguidas, vale apontar a higienização regular e correta das mãos, o uso de EPI’s e de materiais descartáveis nos procedimentos, a limpeza e o emprego adequado dos jalecos e a esterilização dos equipamentos a serem utilizados.
Quais são as dicas para tornar a gestão hospitalar mais eficiente?
Confira, agora, quais são as dicas essenciais para melhorar a gestão hospitalar!
1. Foque o atendimento de excelência
O atendimento humanizado e com enfoque no paciente, desde o primeiro contato ao período de recuperação, é um sinal de que o hospital está na direção certa. Afinal, priorizar as pessoas que usam os nossos serviços é fundamental para entendermos as suas necessidades.
Sendo assim, os canais de opiniões e sugestões devem estar sempre abertos para que os processos e os métodos de trabalho sejam repensados e as melhorias sejam implementadas constantemente para a plena satisfação dos pacientes. Porém, o olho no olho e a atenção continuam sendo insubstituíveis.
2. Planeje antes de executar
Compreender as demandas da instituição é outro fator primordial para o alcance de uma gestão hospitalar eficaz. A partir daí, o gestor deve procurar os recursos para supri-las, tendo em vista as melhorias que a nova aquisição ou mudança acarretarão ao ambiente.
Antes da tomada de decisões, contudo, um planejamento estratégico deve ser elaborado, levando em conta cada etapa de trabalho, as ferramentas e o capital humano necessários e o impacto sobre a rotina do hospital. Assim, é possível atingir os objetivos almejados.
3. Gerencie as informações do hospital
A gestão de dados em um estabelecimento de saúde é imprescindível para realizar um diagnóstico preciso e eficiente acerca dos serviços prestados e para a tomada de decisões mais acertadas. Logo, deve ser uma preocupação de todo gestor.
Existem softwares que reúnem todas as informações hospitalares, de modo a simplificar o acesso e possibilitar uma ampla análise sobre as atividades e os processos. Tais ferramentas tecnológicas ajudam a identificar os pontos fortes de uma instituição e o que precisa ser melhorado.
4. Invista na gestão de finanças
Manter as finanças em dia é também requisito básico para melhorar a gestão hospitalar. Cabe ao gestor de saúde usar os recursos que têm à disposição de forma inteligente para abastecer a instituição com os suprimentos e os equipamentos necessários.
Vale destacar que a tecnologia é indispensável para o controle financeiro, porém, de nada vale se as informações por ela geradas não forem bem empregadas. Logo, é preciso entender quais são as prioridades do hospital e o que agregará valor ao serviço. Lembre-se de que a satisfação dos pacientes deve estar em primeiro lugar.
5. Acompanhe a gestão de pessoas
A gestão de pessoas é um trabalho amplo e contínuo, que inicia desde a entrada do colaborador na instituição. É essencial que o profissional de saúde entenda o seu papel e saiba desempenhá-lo da melhor forma com os recursos disponíveis.
Ao mesmo tempo, é preciso que cada um compreenda a importância de seus parceiros e de outros departamentos para o alcance dos objetivos e das metas em um hospital. O desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos também engloba o trabalho de gestão.
Como você já sabe, realizar a gestão hospitalar não é tarefa fácil. Porém, a visão ampla do negócio e a utilização de recursos de maneira eficaz, aliada à tecnologia e ao planejamento estratégico, possibilitam o alcance de excelentes resultados em estabelecimentos de saúde.
E então, gostou das nossas dicas sobre como aprimorar a gestão hospitalar? Aproveite, agora, e receba em primeira mão o guia completo de como evitar os impactos da alergia em hospitais!