Manter uma gestão de compras eficiente é fundamental para qualquer negócio, tendo em vista se tratar de estratégias que buscam viabilizar a aquisição de insumos necessários para o pleno funcionamento da empresa de forma assertiva, bem como uma melhor administração dos recursos disponíveis, negociação com fornecedores entre outras atividades cruciais para que o alcance de melhores resultados e rendimento positivo do orçamento.
Nesse caso, os indicadores para gestão de compras podem ser grandes aliados nesse processo, já que por meio deles é possível realizar uma análise minuciosa dos dados e identificar o desempenho do setor, bem como traçar as melhores práticas para que as metas e objetivos sejam atingidos. Quer saber quais são os principais? Então, continue a sua leitura!
Qualidade dos produtos
O primeiro indicador se refere à qualidade dos produtos entregues. Nesse caso, é avaliada a manutenção de um padrão de qualidade predefinido, se os itens entregues estão de acordo com as necessidades do negócio no período estipulado para um bom rendimento e se as entregas envolvem insumos rejeitados por não estarem em conformidade com os valores acordados.
Lead time
É um indicador relevante para mensurar a eficiência do setor, considerando que sua finalidade é calcular o tempo de aprovisionamento. Os dados colhidos apontam o período desde que um item ou serviço foi solicitado até o atendimento de outra demanda.
O objetivo é avaliar o sucesso do processo de aquisição, mas, seu intuito não se limita a mensurar o tempo total desde que um pedido foi realizado até a sua entrega, e sim de compreender o tempo decorrido, para que um produto ou serviço passe por todas as fases internas no estabelecimento até cumprir o seu papel.
Dessa forma, quando o resultado desse indicador está muito elevado, os gestores precisam implementar ações para alinhar e repensar procedimentos para que fiquem menos burocráticos, mais efetivos e ágeis.
Prazo médio de pagamento
É uma métrica essencial para a manutenção do capital de giro e fluxo de caixa do negócio, bem como para o desempenho do setor de compras. Seu cálculo é realizado a partir da diferença entre a data exata em que o pagamento foi feito e o dia correto em que a aquisição foi faturada.
Por intermédio desse indicador, a organização consegue identificar se precisa alterar sua política de pagamentos e se é necessário negociar um amento de prazos com os fornecedores.
Custo por pedido
Quando as compras acontecem por meio de um volume maior, fica mais prático para o departamento de compras negociar preços e prazos mais atrativos. Contudo, quando o pedido é realizado para poucas quantidades, nem sempre esse poder de negociação é possível.
Por este motivo, é importante conhecer o custo por pedido e entender se a empresa está gastando mais do que o devido. Para fazer esse cálculo, é preciso dividir o montante gasto no mês pela quantidade de pedidos feitos. Assim, se o custo por pedido estiver alto, o setor de compras pode tomar algumas medidas, por exemplo:
- aumentar a quantidade de produtos obtidos por pedido para conseguir um preço melhor;
- centralizar os pedidos em um único dia do mês;
- obter o máximo de itens de um único fornecedor para conseguir preços mais favoráveis etc.
Evolução de preço
A evolução de preço diz respeito a uma avaliação dos preços praticados por itens ou serviços em um período de tempo determinado. Ou seja, é uma comparação entre o valor atual e o preço anterior.
A finalidade é identificar aumentos e quedas ao longo do preço e no decorrer dos processos de compra e, dessa forma, encontrar formas de economizar. Por meio desse acompanhamento, o time de compras também consegue visualizar de forma mais abrangente os períodos de sazonalidade, nos quais normalmente certos produtos saem por um preço maior.
Com esses dados em mãos, fica mais fácil elaborar um planejamento financeiro e programar aquisições, com o fito de assegurar o valor mais favorável possível.
Saving
É um indicador bastante importante, levando em conta que o seu intuito é mensurar o ganho financeiro que a instituição teve com uma compra. Dessa forma, propõe calcular a diferença entre um orçamento e o que, de fato, foi comprado, mostrando a economiza obtida pelo time de compras.
Com isso, a métrica aponta conhecimentos a respeito da eficácia e produtividade do departamento, bem como sua capacidade de propiciar lucros diretos para a empresa.
Precisão dos pedidos
O departamento de compras da empresa tem com uma de suas responsabilidades a de adquirir itens de forma a realizar a reposição do estoque. Porém, o desafio é saber o volume certo de produtos necessários para que seja possível abastecer a empresa e evitar perdas por insumos em excesso.
Por isso, é importante realizar um cálculo preciso dos pedidos para que os recursos sejam aplicados corretamente para as compras, evitando prejuízos ou falta de algum produto. Então, é necessário verificar se as ordens de compras foram cumpridas conforme o planejamento ou se é preciso aprimorar a gestão de estoque.
Performance dos fornecedores
Mensura a eficiência dos fornecedores. Em um negócio, é indispensável contar com parceiros comprometidos e que, assim, não descumprem o que ficou acordado na hora da aquisição, já que a falta de responsabilidade quanto a isso poderia prejudicar o atendimento à demanda dos clientes da organização. Entre os aspectos que envolvem a performance dos fornecedores estão:
- bons preços e condições para pagamentos;
- eficácia na entrada dos produtos e serviços;
- otimização dos processos de vendas;
- disponibilidade de itens;
- qualidade no atendimento pós-venda.
Então, o adequado é que o setor de compras avalie esses pontos para que possam ter os melhores fornecedores como aliados.
Nível das entregas
Tem o objetivo de avaliar a qualidade dos fornecedores escolhidos pela instituição, e com isso reunir dados a respeito de produtos com defeito, atrasos nas entregas, taxas de devolução e demais fatores que estão diretamente ligados com a qualidade e eficiência dos parceiros.
Agora que você já sabe quais são os principais indicadores a serem usados para avaliar a gestão de compras do seu negócio, que tal aproveitar nossas dicas e aplicá-los agora mesmo? Assim, vai conseguir alcançar maior assertividade na tomada de decisões e resultados mais satisfatórios.
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