Todas as medidas de segurança no trabalho são pensadas para proteger a integridade do colaborador durante a execução das suas atividades, melhorando o ambiente corporativo como um todo. Isso exige das empresas a adoção de certos padrões e o fornecimento de equipamentos e treinamentos adequados.
A negligência desses fatores pode trazer sérias consequências negativas, como doenças ocupacionais, a perda de produtividade, a sensação de insegurança e acidentes de trabalho — isso sem falarmos nas multas e penalidades, é claro. Por conta disso, a segurança no trabalho deve ser prioridade da gestão.
Para ajudar você com isso, trouxemos no post de hoje 7 dicas práticas para tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro. Interessado? Então, continue lendo e confira!
1. Reforce a valorização da segurança
Para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, a conscientização da equipe é a primeira etapa a ser realizada. Isso envolve, por exemplo, reconhecer e recompensar os colaboradores que cumprem com as indicações do uso de equipamentos de proteção individual, as medidas cautelares e de redução dos riscos de acidentes.
Por outro lado, o caminho inverso também deve ser adotado: estabeleça rotinas de notificação para os membros da equipe que não seguem essas medidas de segurança, incluindo medidas disciplinares para os casos mais graves.
Vale ressaltar, ainda, que cuidados como esses são benéficos tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Em hospitais, por exemplo, é mandatório que os profissionais utilizem luvas de proteção ao realizar procedimentos médicos, mesmo os mais simples — o que garante não só a saúde do profissional, mas também a do próprio paciente.
2. Forneça os equipamentos de proteção adequados
É responsabilidade da empresa fornecer os equipamentos de proteção necessários, a depender do risco apresentado em cada atividade. Todos eles devem ser de boa qualidade e possuir certificação. Também é responsabilidade da companhia orientar os colaboradores a respeito do seu uso e da conduta adequada à segurança no trabalho, de modo geral.
Quando falamos especificamente do setor hospitalar, os equipamentos de proteção mais utilizados são:
- as luvas cirúrgicas;
- os calçados fechados;
- as máscaras;
- os jalecos;
- as tocas cirúrgicas.
3. Organize uma CIPA na sua empresa
Sigla para Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes, a CIPA é uma exigência para qualquer companhia que tenha mais de vinte funcionários, seja uma empresa pública, seja privada.
Essa comissão deve ser formada por uma equipe multidisciplinar, contando com médicos, enfermeiros e engenheiros, por exemplo. O seu principal objetivo é prevenir acidentes e proporcionar condições de trabalho mais seguras para todos os profissionais da organização.
Entre as suas principais atribuições está a de elaborar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), para realizar treinamentos e avaliações. Estes devem ser periódicos, a fim de manter atualizados os protocolos e medidas de segurança.
4. Forneça treinamentos para a sua equipe
Como já dissemos, é responsabilidade da empresa organizar treinamentos de segurança para os funcionários — e isso é de suma importância.
Ao conhecer todos os equipamentos e procedimentos de proteção, as equipes podem atuar ativamente para melhorar a cultura de segurança dentro da organização. Dessa forma, além de se reduzir os custos e problemas com acidentes, melhora-se a produtividade da empresa, como um todo.
De modo geral, devem ser abordados os seguintes treinamentos:
- medidas para a redução de riscos de acidente;
- cuidados necessários para realização de cada atividade;
- análise dos riscos do ambiente de trabalho;
- equipamentos de proteção e suas funcionalidades;
- parâmetros de organização.
5. Desenvolva uma análise de riscos
Uma avaliação frequente de riscos permite que a empresa verifique a todo tempo quais são as medidas cautelares necessárias, sempre atualizando os planos já elaborados.
Em hospitais, por exemplo, é necessário instruir as equipes sobre os riscos de contaminação, lesões e demais cuidados. Mas, como a adoção de novos equipamentos e tecnologias cirúrgicas é prática frequente, é preciso uma atualização por parte das equipes quanto aos possíveis impactos dessas novidades.
Depois de se verificar os riscos associados a elas, a próxima etapa é elaborar o plano de mitigação de riscos.
6. Monitore as equipes e suas atividades
Especialmente na área da saúde, os gestores devem fornecer condições adequadas para que os colaboradores trabalhem com integridade. Em um ambiente hospitalar, a suscetibilidade a doenças e contaminações é maior, por isso, o uso de equipamentos de proteção é ainda mais importante.
Também é fundamental acompanhar diariamente a rotina da companhia, verificando se todas as medidas de segurança preconizadas estão mesmo sendo seguidas pela equipe. Somente dessa forma é possível identificar a tempo aspectos que precisam de melhora, e adotar estratégias corretivas a fim de cumprir o estabelecido nas normativas.
7. Empregue soluções de tecnologia
Sem dúvida, novas soluções tecnológicas vêm facilitando cada vez mais a execução de tarefas repetitivas. Isso implica um aumento da produtividade e serviços de maior precisão, além de auxiliar a redução de acidentes de trabalho. E os ganhos dessa aplicação são sensíveis em diversos ramos de atuação: a indústria automobilística, por exemplo, reduziu consideravelmente os acidentes ao automatizar boa parte da sua produção.
Já em hospitais, várias cirurgias podem hoje ser realizadas por robôs, o que reduz consideravelmente os riscos de acidentes físicos e biológicos — tanto para o paciente quanto para a equipe médica. Então, tendo isso em mente, verifique quais soluções tecnológicas podem melhorar o seu ambiente de trabalho!
Enfim, sabemos que os trabalhadores de um hospital ficam expostos a diversos riscos de acidentes, associados a agentes biológicos, uso de materiais perfuro-cortantes, entre tantos outros. Por isso, é fundamental o uso de equipamentos de proteção de qualidade, bem como a adoção de medidas mitigadoras de riscos.
De modo geral, esses profissionais são treinados para cuidar dos outros e de si próprios, mas ainda é responsabilidade da empresa organizar cursos e treinamentos para manter esses colaboradores atualizados nas técnicas e soluções de segurança do trabalho.
A Volk é uma empresa focada em equipamentos e materiais de segurança no trabalho, com ótimas opções em equipamentos de proteção para profissionais da saúde e pacientes. Se você gostou desta leitura, entre em contato conosco!