A cada dia, as instituições de saúde buscam oferecer um serviço mais eficiente e de qualidade para os pacientes e, ao mesmo tempo, padronizar os processos, reduzir custos, manter uma equipe capacitada, entre outros. Assim, existem instrumentos fundamentais para o alcance desses objetivos, como certificações e acreditações hospitalares, pelo fato de conseguirem entregar credibilidade e assegurar a efetividade de práticas de gestão, bem como ser um referencial seguro de aprimoramento contínuo.
Apesar de disponibilizarem resultados parecidos, esses dois conceitos apresentam algumas diferenças. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentá-las.
Confira!
Principais diferenças entre certificações e acreditações hospitalares
É comum que as pessoas confundam esses dois instrumentos e, por não se tratarem da mesma coisa, é interessante compreender quais são as suas principais diferenças.
As certificações são fornecidas por uma instituição imparcial e de notório reconhecimento público, que atesta de forma escrita que processos, sistemas e produtos da unidade hospitalar passaram por uma auditoria e estão em conformidade com os requisitos predeterminados. Nesse processo, os critérios analisados são estipulados pelo estabelecimento, que definirá quais pontos serão avaliados e quais ficarão de fora.
No caso das acreditações, ocorre um reconhecimento formal, feito por uma autoridade acreditada, de que a instituição de saúde apresenta as competências específicas para desenvolver suas atividades, tem um foco mais técnico e formal, envolvendo uma equipe clínica e científica na análise das auditorias.
Além disso, os critérios a serem avaliados são definidos pela Norma de Acreditação e não pelo estabelecimento de saúde, o que diz que todos os processos, os serviços e os sistemas precisam estar em conformidade e alcançar os padrões de excelência.
Certificações hospitalares
A seguir, veja os principais tipos de certificações hospitalares existentes.
ISO 9000
A International Organization for Standardization (ISO) — também conhecida como Organização Internacional para Padronização —, nos dias atuais, é o mais importante instituto de padronização, tendo em vista estar presente em diversos países. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT.
Trata-se de um parâmetro de gestão de qualidade mundialmente usado para padronizar e aprimorar o atendimento ao cliente. Assim, o alcance da ISO é uma busca por estabelecimentos dos mais variados segmentos. Na área da saúde, a norma atesta que a instituição otimiza processos internos com foco nos resultados e na satisfação dos pacientes, além de apontar excelência e credibilidade nos procedimentos executados.
OHSAS 18001
O Occupational Health and Safety Management Certification (OHSAS), ou Programa de Certificação para a Saúde e Segurança Ocupacional, compõe a OHSAS 18000, que é uma norma internacional que disponibiliza uma estrutura para identificar, controlar e minimizar os riscos ligados à saúde e à segurança no ambiente laboral.
Entre as vantagens de contar com um sistema de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional estão:
- desenvolvimento de uma cultura corporativa;
- melhora na gestão de riscos de saúde e segurança;
- aperfeiçoamento no atendimento aos pacientes;
- aumento da produtividade etc.
Nesse caso, a OHSAS 18001 é compatível com demais normas e especificações dos sistemas de gestão, como ISO 9001.
Acreditações hospitalares
Conheça, também, os principais tipos de acreditações hospitalares.
Accreditation Canada International (ACI)
É uma acreditação canadense que tem o intuito de promover uma junção de segurança, qualidade e alta performance, com foco em três aspectos:
- medicina com base em evidências;
- governança clínica;
- diminuição da sobrecarga de funcionários em processo de acreditação.
Preza pelo entendimento pleno dos processos e a exclusão de qualquer padrão que não gere valor, dando lugar a outros mais eficientes em termos desses princípios.
Joint Commission International (JCI)
A Joint Commissison International se trata de uma organização não governamental que está presente em vários países, realizando acreditação hospitalar em busca da melhora na segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde na comunidade internacional. Concede publicações, educação, acreditação internacional e demais, além de promover padrões rigorosos de assistência e viabilizar soluções para que as instituições de saúde alcancem o máximo desempenho.
Entre os aspectos de avaliação envolvidos estão: gestão de medicamentos, direitos dos pacientes e familiares, qualificação dos recursos humanos, obtenção de indicadores internacionais de segurança, gerenciamento dos dados e documentos hospitalares.
National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO)
Também conhecida como Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde, é uma certificação internacional que define normas no setor de segurança assistencial, patrimonial e gerenciamento do corpo clínico. É direcionada pela junção de requisitos para garantir a proteção e a segurança da vida e da infraestrutura da instituição de saúde, com foco em resultados mais eficientes.
Entre os principais benefícios de adquirir a acreditação NIAHO estão:
- avaliação rigorosa do corpo clínico;
- abordagem com ênfase em gestão de riscos;
- foco na segurança de instalações físicas voltadas à proteção da vida e da saúde dos pacientes.
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Para ser elegível a esse procedimento, é preciso que o estabelecimento de saúde cumpra determinados aspectos, como:
- ter alvará de funcionamento;
- enquadrar na definição de organização prestadora de serviços de saúde;
- apresentar licença sanitária;
- estar legalmente criada por, no mínimo, um ano;
- adquirir todas as licenças relativas à natureza da atividade.
Ao cumprir com esses critérios, a instituição se encontra apta para participar da avaliação e, caso não consiga a certificação, poderá tentar novamente após um ano. O processo de acreditação envolve três níveis de avaliação.
Veja a seguir quais são!
Nível 1: acreditado
Nessa etapa, a ênfase é na segurança do paciente, sendo indispensável que a estrutura física seja apropriada para a realização das atividades. Também, será necessário assegurar a manutenção dos procedimentos por meio da política interna do estabelecimento, além de criar uma equipe de colaboradores habilitados para as funções desenvolvidas.
Nível 2: acreditado pleno
É analisado de forma minuciosa se o processo de atendimento médico mantém um bom desempenho por meio do foco na gestão integrada. Essa questão abrange auditoria interna, treinamento e ações para tomada de decisão.
Nível 3: acreditado com excelência
Representado pela avaliação do entendimento do uso dos dados adquiridos nos dois primeiros níveis. É requisito dessa modalidade que existam provas do uso da tecnologia da informação em benefício da segurança dos pacientes.
Agora que você já sabe o que é certificações e acreditações hospitalares, é importante ter em mente a importância do investimento contínuo em tecnologia, a fim de conquistar esse tipo de instrumento. Afinal, a automatização dos processos é um fator essencial para apresentar uma oferta de atendimento mais segura e de qualidade, não só no aspecto de assistência aos pacientes, bem como para a gestão de informações pessoais e médicas do estabelecimento.
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