Você se lembra do resgate dos 33 trabalhadores chilenos que ficaram presos na mina San José, no Chile, em agosto de 2010? Esse é um exemplo de situação coberta pela NBR 16710, que veio para fortalecer a proteção tanto para os trabalhadores que atuam em grandes alturas quanto em espaços confinados, como é o caso dos mineiros citados, orientando o resgate em situações de emergência.
Quer saber mais sobre a NBR 1670, sua importância, suas diretrizes e como aplicá-la no trabalho? Então, continue a leitura deste artigo!
O que é a NBR 16710?
A NBR 16710 é uma norma que trata especificamente da capacitação técnica de funcionários para o resgate em altura ou espaços confinados. Essa norma habilita o trabalhador para que ele esteja apto a realizar resgates em ambientes onde a movimentação é bastante restrita.
Nesses dois possíveis cenários de resgate, há grandes riscos para os profissionais envolvidos. Por isso, a NBR 16710 surgiu com o objetivo de padronizar os requisitos para a qualificação do profissional que executa o resgate industrial nesses locais. Dessa maneira, o foco é resguardar a vida da vítima, assim como garantir a integridade física do profissional de resgate.
Qual a importância da NBR 16710?
Sem dúvida, o principal benefício do cumprimento da NBR 16710 é a redução dos acidentes de trabalho, ajudando a garantir a integridade física dos colaboradores da empresa durante suas atividades laborais.
Isso, consequentemente, afeta também o valor do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) da empresa, que é um tributo variável que está ligado ao índice de acidentes de trabalho. Assim, o cumprimento criterioso das diretrizes dessa norma traz benefícios não só para a vida dos colaboradores, mas também para as finanças da empresa.
Quais as diretrizes da NBR 16710?
Diferentemente de diversas outras normas regulamentadoras que regem os protocolos de segurança no trabalho industrial, a NBR 16710 estabelece algumas diretrizes que não são necessariamente obrigatórias, mas que, por si só, já trazem benefícios para as empresas que investem na sua implementação. Confira, a seguir, algumas delas.
Validade dos treinamentos
A validade dos treinamentos realizados é de 2 anos, e eles devem ser refeitos após esse prazo. Isso contribui para que as técnicas de resgate estejam sempre frescas na mente dos colaboradores e para que as atualizações sobre novos procedimentos sejam inseridas no treinamento.
Divisão da capacitação em níveis
Conforme a NBR 16710, a capacitação da equipe de resgate é feita em quatro níveis: industrial, operacional, líder e coordenador de equipe, sendo que cada um desses níveis compreende diferentes habilidades requeridas pelo time.
Esses treinamentos são direcionados principalmente aos profissionais que atuam na área da construção civil, elétrica, indústria automotiva, indústria química, construção naval, entre outras áreas de risco.
Interação com outras NRs
A NBR 16710 dialoga com outras normas regulamentadoras, em especial com a NR 35, que estabelece regras que devem ser obrigatoriamente seguidas para garantir a proteção e a segurança dos colaboradores que realizam trabalhos em altura.
Como colocar em prática a NBR 16710?
Para colocar em prática as diretrizes da NBR 16710, é importante investir em treinamentos e capacitações para os funcionários, a fim de que eles estejam preparados para fazer resgates nesses ambientes de risco, que envolvem altura e espaços confinados, ajudando a evitar acidentes de trabalho.
Como você viu, a NBR 16710 oferece várias diretrizes que ajudam a manter a segurança no ambiente de trabalho. Apesar de não ser obrigatória, essa norma contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e livre de acidentes, devendo ser levada em consideração na empresa por trazer diversos benefícios aos colaboradores.
Quer ficar por dentro de todas as atualizações sobre capacitações e segurança do trabalho? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!