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Gestão de conflitos na área da saúde: 9 dicas que podem ajudar!

VdB Saúde 04/05/2022 Artigos Singular: 0 comentário

O ambiente clínico e hospitalar, por si só, coloca os profissionais diante de situações que exigem inteligência para gerir as emoções. Somado a isso, devemos considerar que cada membro de uma equipe tem seus valores, seus pontos de vista e suas necessidades. Logo, administrar esses aspectos é crucial para evitar desavenças. É aí que entra a gestão de conflitos na área da saúde.

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é gestão de conflitos. Na prática, significa adotar medidas e estratégias que coíbam ou previnam atritos prejudiciais ao clima da organização. Para tanto, a figura da liderança e um bom planejamento estratégico, que antecipe possíveis problemas no ambiente de trabalho, são fundamentais.

Neste post, vamos falar sobre a importância da gestão de conflitos na área da saúde e sugerir 9 dicas para você obter sucesso nessa tarefa. Confira!

Por que fazer a gestão de conflitos na área da saúde?

Como sabemos, os profissionais de saúde devem estar sob constante alerta para evitar que o quadro dos pacientes regrida ou, até mesmo, que descuidos e procedimentos falhos custem vidas. Como se isso não bastasse, estamos falando de um ambiente formado por pessoas com ambições, valores e visões distintos. Sendo assim, é um espaço propício para contendas.

A gestão de conflitos na área da saúde é essencial para anular possíveis disputas que comprometam o desempenho dos colaboradores, a relação com fornecedores e a imagem institucional. Ao investir na gestão de conflitos, as lideranças só têm a ganhar, pois promoverão a manutenção da qualidade de vida no trabalho, a retenção de talentos e a otimização de resultados.

Como gerir conflitos em clínicas e hospitais?

Abaixo, listamos algumas recomendações para você alcançar o êxito na gestão de conflitos na área da saúde. Veja!

1. Conheça sua equipe

O primeiro passo para acertar na gestão de conflitos é conhecer bem cada integrante da sua equipe — seu temperamento, a forma de trabalhar e de se relacionar com o paciente e os demais colaboradores, além de compreender suas expectativas no trabalho. Dessa forma, você saberá como lidar com cada funcionário e terá mais segurança ao tomar decisões e fornecer direções caso surja algum embate que o envolva. Além disso, ao conhecer bem cada funcionário e suas aptidões, o gestor pode delegar tarefas compatíveis com as habilidades de cada um, empregando os talentos adequadamente e tornando a rotina hospitalar mais leve para toda a equipe.

2. Ouça os colaboradores

Outro ponto importante na figura de um gestor é ser uma pessoa acessível para os colaboradores. Ao gerenciar a rotina corrida do hospital, é preciso que o gestor busque um tempo para ouvir e atender às demandas dos funcionários. Uma escuta ativa e interessada ajuda os colaboradores a se sentirem acolhidos ao relatarem conflitos entre a equipe ou conflitos em sua própria vida pessoal que possam estar afetando no trabalho. É claro que seu papel, como gestor, será filtrar e analisar o que é dito, a fim de adotar uma abordagem que solucione cada questão específica.

3. Promova um ambiente colaborativo

Sabemos da importância do trabalho em equipe para o alcance de bons resultados no ramo da saúde. Afinal de contas, os cuidados com um paciente envolvem os esforços de uma equipe multidisciplinar, que precisa estar alinhada para promover qualidade e bem-estar. Portanto, a fim de colher frutos, estimule a colaboração em vez da competição. Busque fazer uma divisão equilibrada das tarefas para estimular a cooperação e evitar a sobrecarga de poucos funcionários.

4. Foque na relação ganha-ganha

É preciso ter sabedoria para fazer uma gestão de conflitos que beneficie a todos. Embora a tarefa não seja fácil, chegar a uma resolução em comum sempre é possível. Ouça atentamente todas as partes envolvidas no conflito e busque uma negociação que leve em conta soluções práticas, mas também os sentimentos de cada funcionário, para que não restem ressentimentos e todos se sintam atendidos.

5. Use os canais de comunicação

Usar canais de comunicação acessíveis aos colaboradores é essencial não apenas para gerir conflitos, mas principalmente para evitá-los. Essa estratégia propicia credibilidade e transparência no ambiente de trabalho, além de manter a equipe sempre alinhada. Lembre-se de que também é papel da gestão adotar medidas que combatam situações de confronto.

6. Tenha regras disciplinares bem estruturadas

Buscando diminuir o surgimento de conflitos no ambiente de trabalho, é importante que o gestor tenha conhecimento das regras disciplinares da instituição e que deixe-as claras para sua equipe. Estando conscientes do que é e do que não é permitido no ambiente de trabalho, os funcionários podem cumprir com seus deveres e evitar divergências e fofocas, já que todos estão submetidos às mesmas regras disciplinares que devem ser cumpridas.

7. Dissemine valores éticos no ambiente de trabalho

Um bom líder precisa ser íntegro, diplomático e ter fortes valores éticos. Ao gerenciar uma equipe que lida constantemente com estresse e situações que exigem a combinação de raciocínio rápido e emoções delicadas, esses valores devem ser constantemente transmitidos aos liderados. Além de ensinar pelo exemplo, o gestor pode utilizar recursos materiais para alinhar a equipe à ética do trabalho.

8. Estude e defina modelos de mediação de conflitos

Atualmente, a gestão hospitalar conta com diversos estudos que apontam estratégias e modelos de mediação de conflitos. É importante que o gestor busque conhecimentos nessa área, para que tenha propriedade para definir qual o melhor modelo a ser adotado em momentos de crise. Alguns conflitos podem requerer um modelo de mediação ativa, no qual o mediador, no caso, o gestor, assume um papel ativo oferecendo sugestões e elaborando planos de ação estratégica. Já outros casos podem ser solucionados de forma mais eficaz ao se adotar um modelo de mediação passiva, no qual o poder do mediador está limitado e ele apenas conduz e auxilia o processo de negociação entre as partes.

9. Avalie a satisfação dos funcionários periodicamente

Para manter um clima organizacional saudável, é importante que se realize avaliações periódicas da satisfação dos funcionários, levando em consideração fatores como o relacionamento com superiores, relacionamento entre a equipe de trabalho, infraestrutura do ambiente de trabalho, entre outros critérios. A partir das respostas dos funcionários, o gestor poderá avaliar quais medidas precisará adotar para melhorar os resultados da equipe.

A gestão de conflitos na área da saúde é uma prática que auxilia na prevenção, gestão e resolução de divergências, promovendo um clima organizacional saudável, uma rotina otimizada com o entrosamento da equipe, e resultados eficientes no trato com os pacientes, uma vez que o cuidado com a saúde dos relacionamentos entre os funcionários gera maior motivação e retenção de talentos na empresa.

Essas e outras práticas são muito importantes para promover um bom clima organizacional, especialmente em clínicas e hospitais, que requerem plena atenção e dedicação dos colaboradores. Uma boa gestão melhora a satisfação dos funcionários, torna a equipe mais entrosada e eficiente e isso reflete também na qualidade do cuidado dispensado aos pacientes. Gostou das nossas dicas de gestão de conflitos na área da saúde? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

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