Sabemos que estimular as equipes a trabalharem de forma coordenada e colaborativa dentro de um hospital nem sempre é tarefa fácil. Afinal, o dia a dia hospitalar é cheio de desafios, e eles muitas vezes tiram o foco dos profissionais. É preciso liderar, mas para obter êxito nessa tarefa, cabe aos gestores conhecerem os estilos de liderança.
Democrática, liberal, autocrática… são diferentes os estilos, e não é possível dizer que um é mais adequado que o outro. O que vai determinar qual deles é o mais apropriado são as circunstâncias e as características das equipes ou dos profissionais com quem você lida. Ou seja, para cada situação ou com cada pessoa, será preciso adotar uma estratégia diferente.
Mas antes de tudo, o gestor hospitalar deve identificar nele mesmo qual seu estilo de liderança predominante. Isso pode ser alcançado com conhecimento e, também, autorreflexão. Depois, é fundamental se perguntar: essa forma de liderar é eficaz dentro do estabelecimento que gerencio? Ela basta ou preciso desenvolver outros estilos em prol de melhores resultados?
Se você tem essas dúvidas e deseja se aprofundar no tema, abordaremos a seguir os estilos de liderança mais comuns em qualquer ambiente de negócios — incluindo o hospitalar — e suas peculiaridades. Boa leitura!
Liderança autocrática
A liderança autocrática é centrada na figura do chefe. Logo, é ele quem dá as ordens, e sua equipe apenas executa, havendo pouco espaço para questionamentos ou contribuições. Em determinados contextos, essa conduta pode até funcionar, pois assim o “líder” toma decisões mais ágeis e tem o controle dos processos, liberando o time para atuar com enfoque em suas atividades.
Porém, tal estilo centralizador, em grande parte, não traz bons frutos. Isso porque o próprio chefe pode se sentir saturado com tantas responsabilidades. Além do que essa forma de liderar pode gerar falta de motivação e conflitos no ambiente de trabalho, comprometendo os resultados.
Liderança democrática
Dos estilos de liderança existentes, o democrático é bastante requisitado em estabelecimentos de saúde, sejam eles clínicos ou hospitalares. É que esse tipo de líder está completamente atento à execução do trabalho de suas equipes, mas se preocupa também com o bem-estar e a satisfação dos profissionais.
O papel da liderança democrática é atuar como facilitadora dos processos. Logo, gestores com essa característica valorizam a participação do grupo de colaboradores, procurando adotar ações que promovam a qualidade do trabalho. Eles orientam seus times e os ajudam a encontrar soluções para os desafios do dia a dia, em vez de imporem suas ideias.
Liderança liberal
Na liderança liberal, o líder entende que sua equipe tem maturidade suficiente para tomar decisões (individuais ou em grupo), por isso, confia plenamente no trabalho dos profissionais e não interfere nele, a não ser quando é requerido. Ou seja, ele não vê a necessidade de acompanhar constantemente os colaboradores na execução de suas tarefas.
Isso pode ser bom para o estabelecimento em determinados contextos, mas é preciso avaliar até que ponto essa liberdade toda beneficia os negócios. A tendência é que os colaboradores passem a ignorar o líder, além de atuar de forma individualista, se sentir perdidos na condução de suas atividades e produzir aquém do que é esperado. Todo cuidado é pouco.
Liderança motivadora
Como o próprio nome sugere, a liderança motivadora é aquela que inspira os profissionais a atuarem em prol de um objetivo comum. Essa inspiração faz com que o time “vista a camisa” da instituição e valorize a qualidade do trabalho em equipe, o que contribui para um bom clima organizacional. Porém, o líder não pode perder o foco nas tarefas e nos projetos com o argumento de beneficiar os colaboradores.
Liderança técnica
A liderança técnica se caracteriza por um amplo know-how em sua área de atuação e por conhecer precisamente o que fazem seus colaboradores e o potencial deles dentro da instituição de saúde. Por todo o seu saber, esse líder é bastante respeitado pela equipe, que pode contar com ele para solucionar problemas. Entretanto, é preciso avaliar se esse modo de liderar não propicia a acomodação ou intimida alguns profissionais.
Liderança coaching
O foco da liderança coaching, sem dúvida, está nos colaboradores. Por isso, o líder concentra seus esforços em desenvolver e melhorar a performance de cada um deles no ambiente de trabalho, contribuindo para resultados de excelência e para o crescimento na carreira. O aprimoramento de líderes e liderados, portanto, é constante.
Essa cultura do aperfeiçoamento e de identificar competências, talentos e habilidades, trabalhando para desenvolvê-los, requer feedbacks contínuos, a fim de incentivar os profissionais a serem melhores e mantê-los alinhados às suas atividades. Além disso, promove um clima de colaboração e confiança no ambiente hospitalar.
Liderança carismática
Por seu poder de persuasão e forte apelo emocional, o líder carismático promove o engajamento do seu time, que permanece leal a esse modelo de liderança, favorecendo o alcance de bons resultados na instituição. Ele também atua de forma a garantir um bom clima organizacional, tendo um excelente e importante papel na resolução de conflitos.
Liderança situacional
Sabemos que um colaborador com alto grau de maturidade requer uma abordagem diferente de um novato. Em determinados contextos ou a depender da tarefa a ser executada, a forma de liderar também precisa ser ajustada para o alcance dos objetivos desejados.
Sendo assim, podemos dizer que o líder situacional é aquele que tem o domínio de mais de um estilo de liderança e usa suas habilidades em favor de seus liderados e da instituição hospitalar na qual atua. Trata-se de uma aptidão que poucos gestores têm.
Agora você sabe quais são os principais estilos de liderança existentes e as peculiaridades de cada um. Como vimos, não existe um modelo ideal, pois cada instituição, atividade ou profissional vai exigir do líder uma abordagem específica para a conquista de objetivos e resultados. O importante é conhecer as possibilidades e buscar meios de desenvolver sua forma de liderar.
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