Quando surge uma situação de pandemia, como a originada pelo coronavírus, rapidamente os profissionais de saúde precisam se adequar a uma realidade mais desafiadora e a outros protocolos. Mas, para que os novos procedimentos sejam implementados de maneira eficiente, é preciso que os gestores de hospitais e demais centros médicos ofereçam a esses profissionais as ferramentas e o treinamento necessários.
No caso do COVID-19, por exemplo, a necessidade do uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) foi intensificada em conjunto com novas normas de procedimentos. Por conta da novidade, os gestores dos hospitais precisam estar atentos às recomendações dos órgãos de saúde, como a ANVISA e Organização Mundial da Saúde, além de criarem uma forma de comunicação eficiente para compartilharem as informações com os colaboradores.
Para quem tem dúvidas sobre o assunto, abaixo explicamos os riscos que os profissionais da área enfrentam e o que pode ser feito. Confira!
Quais os riscos para os profissionais da saúde?
Quem está na linha de frente no combate ao coronavírus são os profissionais que trabalham na área da saúde em suas mais variadas funções, sejam os médicos, enfermeiros, pessoal da limpeza ou cozinha, por exemplo. Diariamente, essas pessoas estão expostas não apenas ao COVID-19, mas também a tantos outros vírus e enfermidades que podem afetar sua saúde também.
Além dos riscos naturais de contaminação, em muitos hospitais esses profissionais precisam lidar inclusive com a falta de estrutura e de equipamentos de segurança. Diante de todas essas situações, não é por acaso que um grande número de profissionais da área já faça parte das estatísticas de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Para pessoas comuns, que estão em isolamento e têm mantido pouco contato interpessoal nesses dias, a máscara caseira para idas rápidas ao supermercado, por exemplo, pode ser uma importante aliada na prevenção contra o vírus. Porém, esses modelos não são eficientes para os profissionais da saúde, sendo primordial o uso de máscaras apropriadas para trabalho em hospitais.
Qual é a importância da segurança do trabalho?
A segurança do trabalho, que é um conjunto de medidas que visam minimizar riscos de acidentes de trabalho e também proteger a saúde do trabalhador, é importante em todas as áreas, não sendo diferente na hospitalar. A segurança do trabalho deve fazer parte do dia a dia de todos os profissionais, mesmo aqueles que lidam com poucos riscos.
Dentro dos hospitais, as principais funções da segurança do trabalho são:
- identificar quais são os variados riscos existentes no ambiente, que podem ser físicos, químicos, ergonômicos e biológicos;
- promover o uso correto dos equipamentos de segurança nas mais variadas atividades desempenhadas na rotina;
- garantir que as normas de segurança específicas do setor da saúde estão sendo cumpridas;
- certificar-se de que os resíduos estão sendo descartados de acordo com a política correta;
- oferecer treinamento periódico aos colaboradores para minimizar os riscos de acidentes.
Claro que existem outras funções, mas essas são algumas das principais desempenhadas pelo departamento de segurança do trabalho em um hospital.
Como trabalhar com segurança?
Para que cada colaborador consiga desempenhar suas funções com o nível de segurança adequado, é necessário que o gestor se responsabilize pelo oferecimento dos equipamentos de segurança, promova treinamentos periódicos, entre outras ações.
Ou seja, não é papel do funcionário se preocupar em comprar uma máscara de proteção e saber quando e como usá-la corretamente. Pelo contrário, o hospital precisa disponibilizar não apenas o equipamento, mas treinamento eficiente sobre como usá-lo no dia a dia também.
Uso adequado de EPI’s
Conforme orientação da própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as máscaras caseiras não devem ser usadas por profissionais nos ambientes hospitalares, pois, apesar de reduzirem a incidência do vírus, não oferecem uma proteção eficiente para o nível de exposição que eles estão sujeitos.
Além das máscaras, em um hospital devem ser usados também outros EPI’s. Alguns dos equipamentos de segurança que não podem faltar nesses ambientes são:
- máscara;
- luva;
- óculos de proteção;
- avental;
- touca;
- sapato fechado.
Em épocas comuns, as máscaras são usadas em procedimentos específicos, como durante as cirurgias. Mas, em situações como a pandemia causada pelo coronavírus, o profissional deve usar obrigatoriamente ao longo de todo o expediente. As luvas também são importantes e existem diferentes versões, sendo uma para cada tipo de atividade.
Por exemplo, as luvas descartáveis são aquelas usadas pelo médico ou enfermeiro durante o atendimento, mas existem também versões reutilizáveis para outros procedimentos. Os óculos servem para proteger uma região sensível do rosto contra riscos químicos ou mesmo biológicos.
O avental é muito comum ser visto durante as cirurgias e deve ser descartável. A touca, além de ser uma barreira que protege os profissionais, também evita que cabelos atrapalhem durante os procedimentos. Sapatos fechados apropriados também são EPI’s essenciais na rotina, pois são eficientes contra os riscos de contaminações.
Realização de treinamentos
Claro que as pessoas com formação na área da saúde aprendem durante os cursos e estágios a dinâmica da rotina de trabalho, inclusive sobre como usar e a importância dos EPI’s. Mas, é papel do empregador se certificar de que cada colaborador da empresa tenha um treinamento adequado oferecido pelo departamento de segurança do trabalho a respeito das normas e o que deve ou não ser feito.
Além do mais, trabalhar em hospitais, por exemplo, deixa o indivíduo mais exposto a uma série de riscos, como diferentes tipos de vírus. Então, cabe também à empresa criar um programa para proteger a saúde dos profissionais, como ações que vão desde a disponibilização de vacinas contra a gripe gratuitamente até campanhas incentivando a alimentação saudável ou mesmo sobre os perigos do tabagismo, por exemplo.
Qual é o papel da empresa?
Durante situações críticas causadas por pandemias, rapidamente a gestão de um hospital precisa se reorganizar para enfrentar os desafios da melhor forma possível. Uma comunicação clara sobre o que deve ou não ser feito, os cuidados a serem tomados em cada situação e o que evitar deve ser compartilhada com todos os colaboradores.
O COVID-19 trouxe muitas incertezas, inclusive quanto ao uso dos EPI’s. Então, a melhor maneira de evitar a disseminação de informações erradas é garantindo que todos os colaboradores tenham acesso às normas adotadas pela empresa, por meio de treinamentos, comunicados impressos, mensagens eletrônicas, entre outras possibilidades.
Vale ressaltar que os equipamentos de segurança devem ser escolhidos de acordo com a qualidade oferecida, ou seja, encontre fornecedores de confiança e invista no que há de mais eficiente e moderno.
Agora que você já sabe como garantir a segurança dos profissionais de saúde em época de pandemia, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!